Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103779
Título: Caracterização morfo-pedológica dos solos das áreas de ocorrência da castanheira-do-brasil.
Autoria: SPERA, S. T.
MAGALHÃES, C. A. de S.
LULU, J.
BALDONI, A. B.
BEHLING, M.
TONINI, H.
Afiliação: SILVIO TULIO SPERA, CPAMT
CIRO AUGUSTO DE SOUZA MAGALHAES, CPAMT
JORGE LULU, CPAMT
AISY BOTEGA BALDONI TARDIN, CPAMT
MAUREL BEHLING, CPAMT
HELIO TONINI, CPPSUL.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: FARIAS NETO, A. L. de; NASCIMENTO, A. F. do; ROSSONI, A. L.; MAGALHÃES, C. A. de S.; ITUASSU, D. R.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; IKEDA, F. S.; FERNANDES JUNIOR, F.; FARIA, G. R.; ISERNHAGEN, I.; VENDRUSCULO, L. G.; MORALES, M. M.; CARNEVALLI, R. A. (Ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2019. pt. 1, cap. 8, p. 75-79.
Conteúdo: A castanheira-do-brasil (Bertholletia excelsa) é nativa da Amazônia e importante espécie de exploração extrativista. O ambiente edáfico característico da ocorrência de áreas de concentração de espécimes de castanheira-do-brasil, no norte de Mato Grosso (MT) foi avaliado pesquisa que estudou as variáveis meteorológicas e edáficas nos locais de ocorrência de populações naturais de castanheira-do-brasil no estado do MT. O estudo foi conduzido em quatro áreas de ocorrência de castanhais no norte de MT, nos quais se descreveu os perfis de solos, e dos quais foram feitas análises químicas, granulométricas e mineralógicas. A castanheira-do-brasil ocorre em terras firmes de mata alta, quase sempre em locais de difícil acesso, com dispersão natural abrangendo desde 5° latitude norte até o 14° latitude sul, no entanto, as mais numerosas formações compactas desta espécie estão em terras brasileiras, localizadas nos estados do PA, MA, MT, AM e AC, geralmente em solo argiloso ou argilo-silicoso (Muller et al., 1981). As características morfo-pedológicas do solo das áreas de castanheira-do-brasil foram avaliadas mediante a descrição pedológica de perfis de solos das cinco áreas de estudo, conforme Santos et al. (2013a) e classificação dos solos de cada local em nível de sub-grupo, de acordo com a classificação de Santos et al. (2013b). Na caracterização física dos perfis foram analisadas a granulometria, atributos químicos e matéria orgânica do solo. Os teores de óxidos e suas relações moleculares também foram avaliados. A identificação da litologia foi feita conforme Mato Grosso (2011). A mineralogia foi avaliada na fração argila conforme Calderano et. al. (2009). As lâminas foram preparadas de forma orientada, pelo método do esfregaço.
Thesagro: Castanha
Pedologia
Solo
Latossolo Vermelho Amarelo
Solo Argiloso
Palavras-chave: Castanheira-do-brasil
Morfo-pedologica
Mato Grosso
Sinop-MT
Itauba-MT
Cotrigacu-MT
Juina-MT
Alta Floresta-MT
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019cpamtagrossilvipastorilpart1cap8caracterizacaomorfopedelogicasolosocorrenciacastanheiradobrasilp7579.pdf472,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace