Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103784
Título: Sorgo biomassa e capim elefante com adição de óleos residuais para geração de energia.
Autoria: MORALES, M. M.
TARDIN, F. D.
SILVA, V. Q. R. da
SARTORI, W. W.
SILVA, A. L. da
ROTTA, G. W.
PARRELLA, R. A. da C.
Afiliação: MARINA MOURA MORALES, CNPF
FLAVIO DESSAUNE TARDIN, CNPMS
VANESSA QUITETE RIBEIRO DA SILVA, CPAMT
WYLLIAN WINCKLER SARTORI, UFS, ARACAJÚ
ANDRÉ LUIZ DA SILVA, COLABORADOR DO CPAMT, SINOP
GHEORGES WILLIANS ROTTA, FIAGRIL, LUCAS DO RIO VERDE-MT
RAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: FARIAS NETO, A. L. de; NASCIMENTO, A. F. do; ROSSONI, A. L.; MAGALHÃES, C. A. de S.; ITUASSU, D. R.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; IKEDA, F. S.; FERNANDES JUNIOR, F.; FARIA, G. R.; ISERNHAGEN, I.; VENDRUSCULO, L. G.; MORALES, M. M.; CARNEVALLI, R. A. (Ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2019. pt. 2, cap. 3, p. 109-113.
Conteúdo: No Brasil, aproximadamente, 41,2% da energia interna é proveniente de fontes renováveis, dos quais 29,8% correspondem à energia da biomassa (EPE, 2016). A crescente preocupação em aumentar o uso de energia oriunda de fontes renováveis, deve levar em consideração resíduos de várias origens para fins energéticos, visto o caráter sustentável da reutilização e disposição final adequada (Protásio et al., 2011). Além disso, plantas com alta produção de biomassa como capim elefante (Pennisetum purpureum Schum.) e sorgo biomassa (Sorghum bicolor (L.) Moench) também são alternativas para esta função. A adição de óleos residuais como bio-óleo (fração líquida residual do processo de carbonização) e/ou glicerina (fração residual da produção de biodiesel) neste processo é uma alternativa para aumentar o teor energético. O uso da biomassa como fonte de energia tem aspecto ambiental favorável já que a emissão de CO2 na queima da biomassa geralmente é compensada pela absorção no plantio de nova biomassa (Ingham, 1999). Brito et al. (1978) indicaram o poder calorífico, o teor de umidade, a densidade e a análise imediata como as propriedades de espécies vegetais para utilização como combustível. Desta forma, objetivou-se nesta pesquisa avaliar o potencial energético do sorgo biomassa e do capim elefante com e sem adição de óleos residuais, oferecendo possíveis alternativas na geração sustentável de energia.
Thesagro: Agricultura
Sorgo
Capim Elefante
Resíduo
Palavras-chave: Sorgo Biomassa
Geradao de energia
Bio-oelo
Oleo residual
Mato Grosso
Sinop-MT
Lucas do Rio Verde-MT
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019cpamtagrossilvipastorilpart2cap3sorgobiomassacapimelefanteadicaooleosresiduaisenergiap109113.pdf464,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace