Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103788
Título: Calibração e validação do modelo de grandes bacias MGB-IPH para a bacia do Alto Teles Pires.
Autoria: OLIVEIRA, F. de O.
ZOLIN, C. A.
LOPES, T. R.
Afiliação: RIENE FILGUEIRAS DE OLIVEIRA, UFRGS, PORTO ALEGRE
CORNELIO ALBERTO ZOLIN, CPAMT
TÁRCIO ROCHA LOPES, ESALQ, USP, PIRACICABA.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: FARIAS NETO, A. L. de; NASCIMENTO, A. F. do; ROSSONI, A. L.; MAGALHÃES, C. A. de S.; ITUASSU, D. R.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; IKEDA, F. S.; FERNANDES JUNIOR, F.; FARIA, G. R.; ISERNHAGEN, I.; VENDRUSCULO, L. G.; MORALES, M. M.; CARNEVALLI, R. A. (Ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2019. pt. 3, cap. 3, p. 131-135.
Conteúdo: O crescimento populacional e, consequentemente o aumento da demanda por alimentos, fibra e energia, somada as incertezas sobre os cenários das mudanças climáticas, resultou num aumento bastante significativo tanto da demanda, quanto dos conflitos relacionados aos recursos hídricos, tornando-se necessário, mais do que nunca, a busca de um equilíbrio entre os diferentes usos da água (Ghoraba, 2015) Para equacionar os problemas potenciais decorrentes das diversas demandas pelos recursos hídricos, é fundamental a adequação do planejamento e o aumento da eficiência do uso da água na produção agrícola (principal consumidor consuntivo) por meio de metodologias que permitam estimar adequadamente a disponibilidade hídrica em bacias hidrográficas. O estudo da dinâmica hidrológica das bacias hidrográficas necessita de abordagens capazes de contemplar os diversos fenômenos naturais presentes no ciclo hidrológico, tais como a precipitação, evaporação, infiltração e escoamento em rios. Tais fenômenos são dependentes de muitos fatores, o que dificulta a análise das variáveis que governam o regime de vazões de uma bacia. Neste contexto, a utilização de modelos de simulação hidrológica torna-se imprescindível. A bacia do rio Teles Pires, localizada na porção centro-norte de Mato Grosso assume particular importância para o estado, destacadamente a sub-bacia do Alto Teles Pires (ATP), que contempla em sua grande extensão o ecossistema Cerrado, áreas de transição entre o Bioma Amazônico e Cerrado, bem como intensa atividade agropecuária ao longo de sua abrangência. Mesmo com grande expressão agrícola e econômica para Mato Grosso, pouca atenção tem sido dada quanto à dinâmica hidrológica da sub-bacia do ATP, com isso, objetiva-se no presente trabalho aplicar e avaliar o desempenho do modelo de grandes bacias (MGB-IPH), utilizando-se de dados temporais e espaciais na simulação das vazões da sub-bacia do ATP, sendo este um modelo eficiente para modelagem hidrológica distribuída para bacias de grandes dimensões.
Thesagro: Bacia Fluvial
Recurso Hídrico
Bacia Hidrográfica
Palavras-chave: Bacias MGB-IPH
Bacia Alto Teles Pires
Sub-bacia do ATP
Mato Grosso
Sinop-MT
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019cpamtagrossilvipastorilpart3cap4calibracaovalidacaomodelograndesbaciasmgbiphaltotelespiresp131135.pdf470,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace