Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103976
Título: Coeficientes de digestibilidade aparente de ingredientes para juvenis de pintado amazônico.
Autoria: MARQUES, S. A. D.
ZAMBAN, K.
FORNARI. D. C.
ITUASSU, D. R.
MEURER, F.
TON, A. P. S.
MOREIRA, P. S. de A.
MATTOS, L.
Afiliação: SORAIA ANDRESSA DALL'AGNOL MARQUES, UFMS, Campo Grande, MS
KEVILIN ZAMBAN, COLABORADORA DO CPAMT, Sinop, MT
DARCI CARLOS FORNARI, AQUAMAT, Cuiabá, MT
DANIEL RABELLO ITUASSU, CPAMT
FÁBIO MEURER, UFPR, Jandaia do Sul, PR
ANA PAULA SILVA TON, UFMT, Sinop, MT
PAULA SUELI DE ANDRADE MOREIRA, UFMT
LUCIANA VIEIRA MATTOS, UFMT, Sinop, MT.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: FARIAS NETO, A. L. de; NASCIMENTO, A. F. do; ROSSONI, A. L.; MAGALHÃES, C. A. de S.; ITUASSU, D. R.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; IKEDA, F. S.; FERNANDES JUNIOR, F.; FARIA, G. R.; ISERNHAGEN, I.; VENDRUSCULO, L. G.; MORALES, M. M.; CARNEVALLI, R. A. (Ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2019. pt. 5, cap. 4, p. 380-386.
Conteúdo: A hibridação de bagres sul americanos remonta à década de 90, e o exemplo mais atual desta hibridação é o realizado entre a fêmea do cachara (Pseudoplatystoma reticulatum) e o macho do jundiá amazônico (Leiarius marmoratus). Este peixe é conhecido como pintado amazônico ou jundiara, e é intensivamente produzido no Centro-Oeste do Brasil, em função de seu bom desempenho em cativeiro, facilidade de aceitar dietas artificiais e menores perdas por canibalismo nas fases iniciais (Hashimoto et al., 2012; Campos, 2013; Oliveira, 2013; Souza et al., 2014). Apesar da importância, o conhecimento sobre a nutrição deste peixe, é limitado, e tal como ocorre para outros peixes nativos, as dietas comerciais usadas na sua criação baseiamse em informações de espécies tradicionais como a tilápia ou a carpa. Estudos de digestibilidade demonstram qual a quantidade de nutrientes e energia que um animal pode retirar do alimento que ingere. Estes estudos são, portanto, cruciais para a elaboração de dietas próprias para cada tipo de organismo que se pretende criar. O objetivo deste estudo, é determinar o coeficiente de digestibilidade aparente de uma fonte energética e três fontes proteicas para pintado amazônico.
Thesagro: Digestibilidade
Ingrediente
Bagre Pintado
Piscicultura
Criação em Cativeiro
Nutrição Animal
Hibridação
Palavras-chave: Pintado amazonico
Mato Grosso
Sinop-MT
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019cpamtagrossilvipastorilpart5cap4coeficientedigestibilidadeingredientejuvenispintadoamazonicop380386.pdf461,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace