Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104602
Título: Perda de solo e valoração econômica do cultivo da seringueira e outros usos no noroeste do estado de São Paulo.
Autoria: TOSTO, S. G.
FUSTAINE, F. R.
VILELA, G. F.
MACHADO, F. G.
Afiliação: SERGIO GOMES TOSTO, CNPM; FELIPE ROSADA FUSTAINE, BOLSISTA CNPM; GISELE FREITAS VILELA, CNPM; FELIPE GALDINO MACHADO, CPAF-Amapá.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 56., 2018, Campinas. Transformações recentes na agropecuária brasileira: desafios em gestão, inovação, sustentabilidade e inclusão social: anais. Brasília, DF: SOBER, 2018. Não paginado. Sober 2018.
Conteúdo: Este trabalho avaliou a valoração econômica do custo de reposição de nutrientes do solo removidos em decorrência de processos erosivos, bem como a sustentabilidade ambiental do cultivo da seringueira quando comparado a outras culturas. Os locais estudados se localizam no noroeste do Estado de São Paulo, nas regiões administrativas de São José do Rio Preto e Araçatuba. Esta região tem 73% das seringueiras plantadas e 67% dos pés produtivos no estado e respondeu por cerca de 69% da produção paulista de borracha no ano de 2015. Para estimar os fatores condicionantes da erosão hídrica, foram utilizadas; a Equação Universal de Perda de Solo (USLE) e suas variantes EUPS e RUSLE. Para a valoração econômica, foi utilizada metodologia baseada no método do custo de reposição para fazer uma estimativa sobre o valor econômico potencialmente requerido para a reposição dos nutrientes. A sustentabilidade ambiental foi avaliada por meio de comparações feitas tanto sobre a perda de solo apresentada pelos diferentes cultivos agrícolas considerados, bem como a partir dos resultados encontrados para os valores econômicos. Os resultados mostraram que a substituição dos seringais amostrados na área de estudo por pastagens degradadas implicaria aumento das taxas anuais de perda de solo. Essas perdas seriam ainda maiores se os seringais fossem substituídos pelo cultivo da cana-de-açúcar. Sob o aspecto econômico e ambiental, os resultados mostraram que o cultivo de seringueira requer menores investimentos relacionados ao custo de reposição dos nutrientes potencialmente removidos e uma maior sustentabilidade ambiental quando comparado ao cultivo de cana-de-açúcar e às pastagens degradadas.
Thesagro: Seringueira
Erosão do Solo
Palavras-chave: Valoração econômica
Geotecnologia
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5042.pdf828,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace