Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1105877
Título: Principais variedades de mandioca utilizadas em treze municípios do mato grosso: região da baixada cuiabana.
Autoria: HOOGERHEIDE, E. S. S.
OLIVEIRA, O. S. de
BARELLI, M. A. A.
Afiliação: EULALIA SOLER SOBREIRA HOOGERHEIDE, CPAMT; OZENI SOUZA DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO, CAMPO GRANDE, MS; MARCO ANTÔNIO APARECIDO BARELLI, UFMT, SINOP.
Ano de publicação: 2018
Referência: Revista RG News, v. 4, n. 3, p. 465, 2018.
Conteúdo: A região mato-grossense conhecida como Baixada Cuiabana (BC), ao Norte do Pantanal matogrossense, está no entorno de Cuiabá e abrange 14 municípios: Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande e Planalto da Serra. Abriga diversas comunidades tradicionais e o cultivo da mandioca é predominante nesses municípios. Este trabalho teve o objetivo de identificar as principais variedades usadas na região da BC. Questionários semiestruturados foram aplicados em 13 municípios aos técnicos da EMPAER (Empresa mato-grossense de pesquisa, assistência e extensão rural) e Secretarias municipais sobre as principais variedades de mandiocas usadas, entre os meses de setembro de 2013 e fevereiro de 2014. Cuiabá apresentou a citação de variedades, provavelmente por ser a capital do estado e concentrar a maior população e fluxo de pessoas. No total, foram citadas 24 variedades, sendo nove mencionadas como usadas exclusivamente para indústria, sete para mandioca de mesa e oito para ambos os usos. As variedades Igarapé Vermelha, Broto Branco, Brava, Seringueira, Galhadeira, Olho Junto e Espeto foram citadas como variedades para a fabricação de farinha, o que corresponde a 39% do total de variedades citadas. As variedades: Sopão, Uva, Mansa, Broto Roxo, Palmeira e Branquinha do Sul foram citadas para comércio ou mesa, representando 36% das variedades citadas. Já as variedades: Liberata, Juriti, Cacau, Branquinha, Amarra boi, Pão, Osso, Manteiga e Amarelona foram citadas com dupla aptidão e representando 25% das variedades. A variedade Liberata foi identificada como a mais cultivada, presente em todos os municípios da BC. As variedades crioulas ocupam 100% das roças de mandioca da BC, sendo, portanto, a base para a produção das farinhas artesanais. Há preferência pelas variedades de indústria, seguida daquelas com dupla aptidão.
Thesagro: Variedade
Mandioca
Manihot Esculenta
Palavras-chave: Mato Grosso
Baixada Cuiabana
Acorizal
Barão de Melgaço
Campo Verde
Chapada dos Guimarães
Cuiabá
Jangada
Nobres
Nossa Senhora do Livramento
Nova Brasilândia
Poconé
Rosário Oeste
Santo Antônio do Leverger
Várzea Grande
Notas: Resumo apresentado no CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 5., 2018, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2018.
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018cpamteulaliahoogerheideprincipaisvariedadesmandiocamatogrosso.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace