Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1113293
Título: Parasitoides de mosca-das galhas em mandioca no estado do Pará.
Autoria: SANTOS, R. H. S. dos
BLANCO, D. G.
COSTA, V. A.
NORONHA, A. C. da S.
Afiliação: Ruth Hellen Silveira dos Santos, GRADUANDA UFRA; Dimison Garcia Blanco, MESTRANDO UFRA; Valmir Antonio Costa, Instituto Biológico; ALOYSEIA CRISTINA DA SILVA NORONHA, CPATU.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 23., 2019, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2019.
Páginas: p. 75-80.
Conteúdo: Dentre as pragas que ocorrem na cultura da mandioca (Manihot esculenta Crantz), a mosca-das-galhas (Iatrophobia brasiliensis Rübsaamen) pode atacar as plantas desde os primeiros meses de desenvolvimento, formando galhas sobre a face adaxial das folhas. Os inimigos naturais podem contribuir no controle biológico desse inseto. Este estudo teve como objetivo conhecer a diversidade de parasitoides de I. brasiliensis em municípios do estado do Pará. Foram realizadas coletas de folhas de mandioca com a presença de galhas nos municípios de Belém, Castanhal e Paragominas, para a obtenção de parasitoides em laboratório. Foram coletadas 2717 galhas e obtidos 382 parasitoides pertencentes às famílias (gêneros) Ceraphronidae, Eulophidae (Galeopsomyia e Aprostocetus), Platygastridae e Torymidae, com destaque para o gênero Aprostocetus obtido com maior frequência.
Thesagro: Mandioca
Manihot Esculenta
Controle Biológico
Praga de Planta
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIBIC20197681.pdf338,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace