Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1114703
Título: Appleshow: sistema de informação geográfica (SIG) de baixo custo para geração de mapas para a cultura da macieira.
Autoria: GEBLER, L.
LONGO, D. R.
MOREIRA, G. C.
BAZZI, C. L.
SCHENATTO, K.
Afiliação: LUCIANO GEBLER, CNPUV
Diego Rodrigo Longo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira – PR
Gláucia Cristina Moreira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira – PR.
Claudio Leones Bazzi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira – PR.
Kelyn Schenatto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena - PR.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE FRUTICULTURA DE CLIMA TEMPERADO, 16., 2019, Fraiburgo, SC. Anais...Levando conhecimento e tecnologia para a fruticultura. Vol II - Resumos. Fraiburgo, SC: Epagri, 23 a 25 jul. 2019. p. 134.
Conteúdo: O crescimento da necessidade de alimentos, a escassez de água, a maior preocupação com o ambiente e a busca pelo aumento da lucratividade são fatores que têm estimulado a adoção de técnicas otimizadas de manejo e gestão no contexto agrícola. Neste sentido, tecnologias relacionadas à agricultura de precisão (AP) permitiram a criação de sistemas voltados ao apoio nas tomadas de decisão, e o primeiro passo é o ordenamento das informações de forma clara, visível e compreensível a todos os interessados. O sistema APPLESHOW é um software de Sistema de Informações Geográficas (SIG), que nasceu da necessidade de organização de dados agrícolas em uma forma de mapas com capacidade de interposição e inter-relação de camadas para a análise mais próxima das informações ali dispostas. Seu diferencial é ser independente de um único datum, permitindo a geração de mapas a partir de um plano cartesiano criado pelo usuário com base na propriedade rural. Isso nasceu da sua principal aplicação projetada, que é analisar mapas de qualidade de frutas para consumo ?in natura? em pomares, que na maioria das vezes, pela sua forma de implantação, já são estabelecidos na forma de um sistema de coordenadas próprias, seguindo a linha do plantio e a posição de cada planta. Caso haja necessidade de correlacionar os dados a um mapa com datum, como o uso dos mapas gerados pelo APPLESHOW sobre imagens de satélite ou outros mapas georreferenciados, basta a conversão das coordenadas ao datum apropriado.
Palavras-chave: Fruticultura de precisão
Mapeamento agrícola
SIG
ENFRUTE
Notas: XVI ENFRUTE 2019
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
XVIEnfruteGebler2019134.pdf439,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace