Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1120345
Título: Determinantes da adoção do seguro rural: evidências entre produtores rurais do estado de São Paulo.
Autoria: CARRER, M. J.
VINHOLIS, M. de M. B.
SOUZA FILHO, H. M. de
SILVEIRA, R. L. F. da
Afiliação: Marcelo José Carrer, IFSP - São Carlos; MARCELA DE MELLO BRANDAO VINHOLIS, CPPSE; Hildo M. de Souza Filho, UFSCAR; Rodrigo Lanna F. da Silveira, UNICAMP.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 57., 2019, Ilhéus. Agricultura, alimentação e desenvolvimento. Ilhéus: Sober, 2019.
Páginas: 13 p.
Conteúdo: Esse estudo tem o objetivo de investigar os determinantes da adoção de seguro rural entre produtores rurais do estado de São Paulo. Utilizaram-se dados primários do ano safra 2015/16 de uma amostra de 175 agricultores. A partir do uso de um modelo Logit, os resultados mostraram que nível de escolaridade, conhecimento do produtor sobre o mercado de seguro, acesso à assistência técnica e tamanho da propriedade influenciam positivamente a probabilidade de adoção do seguro rural. Por outro lado, a propensão em assumir riscos do produtor influencia negativamente a probabilidade de uso deste contrato. As evidências obtidas fornecem importantes pontos para formulação de políticas públicas com vistas à maior difusão de instrumentos de gestão de risco de produção na atividade agrícola nacional.
Thesagro: Seguro Rural
Palavras-chave: Risco de produção
Gestão de risco
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DeterminantesAdocaoSeguro.pdf177,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace