Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1121338
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPEREIRA, V. da F.
dc.contributor.authorLOPES, D. B.
dc.contributor.authorTORRES, D. A. P.
dc.contributor.authorJESUS, K. R. E. de
dc.date.accessioned2020-03-24T15:12:48Z-
dc.date.available2020-03-24T15:12:48Z-
dc.date.created2020-03-24
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 57., 2019, Ilhéus. Agricultura, alimentação e desenvolvimento: anais eletrônicos. Ilhéus: SOBER, 2019.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1121338-
dc.descriptionEste artigo relata um exercício de planejamento estratégico orientado para impactos realizado na Embrapa. As etapas e os resultados aqui apresentados inserem-se na temática de Segurança Alimentar e Nutricional, especialmente na sua interface com a bioeconomia. Realizado com a participação de especialistas nesses temas, o trabalho envolveu: exploração do domínio da bioeconomia e suas interfaces com a agricultura; mapeamento e caracterização de temas, problemas e desafios; e priorização dos desafios e levantamento de indicadores e iniciativas para o enfrentamento desses desafios. Os especialistas envolvidos destacaram a importância dos desafios ligados a padrões, certificações e normas de qualidade de produtos agrícolas e agroalimentares; uso racional de defensivos agrícolas e fertilizantes; práticas sustentáveis para a produção de alimentos mais saudáveis; bioprospecção e uso do conhecimento sobre a biodiversidade brasileira; pequena agroindústria e diversificação de preparo e apresentação de alimentos regionais para dieta mais saudável; redução de perdas pós-colheita; e alimentos inovadores e resgate de alimentos da cultura regional. Destacaram, ainda, desafios não tecnológicos ligados a políticas públicas para adoção de tecnologias e boas práticas; a estratégias de certificação, rastreabilidade e identificação de origem de produtos agrícolas e alimentares nos territórios; e a políticas públicas para redução de perdas e desperdícios de alimentos. Como aprendizado, a complexidade dos temas e a inter-relação entre as questões reforçou a importância de ações em parceria, envolvendo, além de atores de P&D, formuladores de políticas públicas, setor privado e a sociedade como um todo. Embora representem pressão sobre os recursos, os sistemas agroalimentares são capazes de contribuir decisivamente para o enfrentamento dos desafios do desenvolvimento sustentável. As discussões mostraram que as inovações tecnológicas serão essenciais para isso.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBioeconomia
dc.titleDirecionamento institucional para impactos: um exercício de planejamento estratégico em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de segurança alimentar e nutricional.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2020-03-24T15:12:48Z
dc.subject.thesagroPlanejamento Estratégico
dc.subject.thesagroSegurança Alimentar
dc.subject.thesagroEficiência Nutricional
riaa.ainfo.id1121338
riaa.ainfo.lastupdate2020-03-24
dc.contributor.institutionVANESSA DA FONSECA PEREIRA, SIRE; DANIELA BIAGGIONI LOPES, SIRE; DANIELLE ALENCAR PARENTE TORRES, SIRE; KATIA REGINA EVARISTO DE JESUS, SIRE.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivo2-Sober-2019-SAN.pdf585,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace