Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1122550
Título: Teor nutricional na folha e no fruto de pimentão fertirrigado, em função de tensões de água no solo e doses de nitrogênio.
Autoria: SANTOS, H. C. A.
LIMA JÚNIOR, J. A. de
GURGEL, F. de L.
AVIZ, W. L. C. de
LIMA, V. M.
BARRAL, D. de S.
SILVA, D. P. da
SOARES, R. C.
SILVA, J. F. da
NASCIMENTO, J. T. do
Afiliação: Helane Cristina Aguiar Santos, UFRA; Joaquim Alves de Lima Júnior, UFRA; FABIO DE LIMA GURGEL, CPATU; William Lee Carrera de Aviz, UFRA; Valdeides Marques Lima, UFRA; Deiviane de Souza Barral, UFRA; Douglas Pimentel da Silva, UFRA; Rosane Costa Soares, UFRA; Jaciara Firmino da Silva, UFRA; Joycilene Teixeira do Nascimento, ADEPARA.
Ano de publicação: 2020
Referência: In: RIBEIRO, J. C. (Org.). Impacto, excelência e produtividade das ciências agrárias no Brasil 3. Ponta Grossa: Atena, 2020.
Páginas: Cap. 5, p. 51-66.
Conteúdo: Em vista da carência de informações técnicas sobre o cultivo de pimentão fertirrigado na região norte, o presente trabalho teve como objetivo avaliar as concentrações de macronutrientes e micronutrientes em folhas e frutos de plantas de pimentão submetidas a tensões de água no solo e doses de nitrogênio via fertirrigação. O experimento foi conduzido em casa de vegetação na fazenda experimental de Igarapé Açu, UFRA. O híbrido utilizado foi o DAHRA RX no espaçamento 1,0 m por 0,50 m, utilizando o delineamento experimental de blocos casualizados em esquema fatorial 5x4, com três repetições. Os tratamentos foram constituídos por cinco tensões de água no solo (15, 25, 35, 45 e 65 kPa) como indicativo do momento de irrigar e por quatro doses de nitrogênio (0, 135, 265 e 395 kg ha-¹). O teor de macro e micronutrientes nas folhas e nos frutos foi analisado aos 72, 92 e 112 DAT. Foi coletada a folha fisiologicamente madura entre o florescimento e a metade do ciclo. Para análise, foi coletada folhas das cinco plantas área útil de cada tratamento. O material foliar foi seco em estufa a 65?C e enviadas ao laboratório. As concentrações médias de N, P, K, Na, Ca e Mg, foram, nesta ordem, nas folhas e nos frutos, N>Ca>K>Mg>P>Na e N>K>P>Ca>Mg>Na, respectivamente. Já as concentrações médias de Fe, Zn, Cu e Mn, foram, nesta ordem, nas folhas e nos frutos, Fe>Zn>Mn>Cu e Fe>Zn>Cu>Mn, respectivamente. Perante a escassez de informações sobre tensões de água no solo e doses de nitrogênio na cultura do pimentão para a região norte do Brasil, obtêm-se níveis adequados dos macronutrientes (N e Ca) e micronutrientes (Fe e Mn) nas plantas de pimentão. Dessa forma, evitam-se condições de deficiência nutricional, o que pode contribuir para um bom rendimento da cultura.
Thesagro: Pimentão
Capsicum Annuum
Palavras-chave: Macronutriente
Micronutriente
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cap5.pdf9,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace