Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123428
Título: Fertilidade do solo e estado nutricional do guaranazeiro (Paullinia cupana var. sobilis (Mart.) Ducke) cultivado em sistema orgânico.
Autoria: SOUZA, W. M. de
Afiliação: WALTER MAIA DE SOUZA, Orientador: Dr. Adônis Moreira, CPAA; coorientador: Dr. André Luiz Atroch, CPAA.
Ano de publicação: 2010
Referência: 2010.
Páginas: 41 f.
Conteúdo: O guaraná é um dos produtos agrícolas mais importantes no Estado do Amazonas. No entanto, nos últimos 20 anos, a participação do Estado caiu de 80% para 20% da produção nacional. Isto ocorreu devido ao manejo do guaranazeiro, apesar de reconhecidamente, o guaraná produzido na região ser de qualidade e de existir mercado para sua comercialização na forma de pó, e principalmente para a produção de xarope. Esta perda de mercado tem ocorrido devido à baixa produtividade da cultura no Estado, ocasionado pelo manejo inadequado e o uso de plantas provenientes de semente com alta variabilidade genética. Devido os custos dos fertilizantes, é fundamental se implantar um sistema de produção de baixo impacto ambiental e econômico, visando principalmente o pequeno produtor. Para que isto se torne realidade, é necessário se determinar fontes e doses de fertilizantes e defensivos alternativos, dentro do conceito de produto orgânico. Este experimento foi realizado no Campo Experimental da Embrapa Amazônia Ocidental em Manaus, em um Latossolo Amarelo distrófico, com o uso de três clones(BRS ?Maués; BRS ?Amazonas e BRS CG 612)lançados recentemente pela Embrapa, que apresentam alta produtividade e tolerância à antracnose, em uma área total de cinco hectares, com o objetivo de determinar o efeito do adubação orgânica (carvão vegetal, esterco de galinha e farinha de osso) na fertilidade e estado nutricional destes clones de guaraná.Os resultados mostraram que acultivar BRS Maués mostrou-se a mais promissora para cultivo dentro do sistema orgânico;O uso de 8litros de esterco de galinha por planta ao ano é o suficiente para que o solo atinja níveis adequados de bases e pH;Nas condições edafoclimáticas estudadas, o carvão e farinha de osso não elevam a fertilidade do solo.
Thesagro: Carvão Vegetal
Guaraná
Notas: Dissertação (Mestrado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus. Orientador: Dr. Adônis Moreira; coorientador: Dr. André Luiz Atroch.
Tipo do material: Teses
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao-Walter-Maia-de-Souza.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace