Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSABINO, H.
dc.contributor.authorVASQUES, G. de M.
dc.contributor.authorHERNANI, L. C.
dc.contributor.authorDART, R. de O.
dc.date.accessioned2020-07-17T11:10:59Z-
dc.date.available2020-07-17T11:10:59Z-
dc.date.created2020-07-16
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Geomorfologia, v. 21, n. 3, p. 479-492, jul./set. 2020.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1123887-
dc.descriptionO Sistema Plantio Direto (SPD) aplica técnicas agrícolas conservacionistas para preservação do solo, controlando processos de erosão. Para isso, é necessário conhecer as características do relevo que afetam a dinâmica e o poder erosivo da água na microbacia hidrográfica (MBH) em que o SPD está inserido. Os objetivos do trabalho foram: adaptar uma metodologia para o delineamento de 12 MBHs de cerca de 1 km² sob SPD a partir de modelos digitais de terreno (MDTs) e de elevação (MDEs). Ademais, calcularam-se quatro índices morfométricos relacionados à dinâmica e poder erosivo da água nas MBHs: declividade, coeficiente de compacidade (CC), índice de circularidade (IC) e fator de forma (FF). Para delimitar as MBHs foi necessário combinar dados de diferentes fontes e resoluções espaciais (MDTs Pleiades e Ultracam D, MDEs ALOS Palsar e SRTM) e usou-se a extensão ArcSWAT. As MBH estavam distribuídas nos seguintes estados: SP, GO, MS, RS e PR. Conforme os valores de declividade, as MBHs Sarandi e Coxilha são as mais propensas à erosão, enquanto Maracaju 1 e Itaí 1 são as menos propensas. Segundo os índices CC, IC e FF, as MBHs Toledo 2 e Coxilha são as mais propensas à inundação, e as MBHs Maracaju 1 e 2 e Itaí 1 as menos. A metodologia aplicada foi adaptada com êxito para a delimitação de MBHs de primeira ordem. Outrossim, os índices morfométricos calculados subsidiarão a gestão do SPD, permitindo executar medidas de controle da erosão, reduzindo impactos da perda de solo e nutrientes nessas áreas agrícolas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectModelo digital do terreno
dc.subjectModelo digital de elevação
dc.subjectArcSWAT
dc.titleMorfometria de bacias hidrográficas de primeira ordem em áreas agrícolas sob sistema plantio direto: delimitação e propensão à erosão e inundação.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroPlantio Direto
dc.subject.nalthesaurusNo-tillage
dc.subject.nalthesaurusDigital elevation models
riaa.ainfo.id1123887
riaa.ainfo.lastupdate2020-07-16
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.20502/rbg.v21i3.1770
dc.contributor.institutionHULLYSSES SABINO, UFRJ; GUSTAVO DE MATTOS VASQUES, CNPS; LUIS CARLOS HERNANI, CNPS; RICARDO DE OLIVEIRA DART, CNPS.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Morfometria-de-bacias-hidrograficas-de-primeira-ordem-em-areas-agricolas-sob-sistema-plantio-direto-2020.pdf4,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace