Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124836
Título: Vasos condutores de cafeeiros submetidos a diferentes técnicas agronômicas.
Autoria: MARTINS, T. F. R.
CASTANEIRA, D. T.
GUIMARÃES, R. J.
CARVALHO, M. A. de F.
CINTRA, P. J. N.
MATOS, N. M. S.
Afiliação: THAYLA FROES RODRIGUES MARTINS, UFLA; DALYSE TOLEDO CASTANHEIRA, UFLA; RUBENS JOSÉ GUIMARÃES, UFLA; MILENE ALVES DE FIGUEIREDO CARVALHO, CNPCa; PEDRO JOSÉ NASCIMENTO CINTRA, UFLA; NAGLA MARIA SAMPAIO DE MATOS, UFLA.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 10., 2019, Vitória, ES. Pesquisa, inovação e sustentabilidade dos cafés do Brasil. Brasília, DF: Embrapa Café, 2019.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: Devido a grande importância econômica e social da cultura do café no Brasil, diferentes técnicas agronômicas vêm sendo estudadas a fim de aumentar a produção sustentável do cafeeiro. O manejo inadequado da cultura pode ocasionar perdas significativas na produção e qualidade do café, principalmente, sob condições ambientais adversas, sendo necessária a busca por alternativas que proporcione maior eficiência do sistema de produção. Nesse contexto a anatomia foliar pode ser uma importante ferramenta para o estudo das respostas das plantas aos diferentes ambientes produtivos. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar as características relacionadas aos vasos condutores de cafeeiros submetidos a técnicas agronômicas tradicionais e inovadoras que contribuam para maior armazenamento de água no solo. O experimento foi conduzido em campo, em esquema fatorial 3x2x5, sendo três manejos de cobertura do solo (filme de polietileno, braquiária e solo exposto), dois tipos de fertilizantes (convencional e fertilizante de liberação controlada) e cinco condicionadores de solo (casca de café, gesso agrícola, polímero hidrorretentor, composto orgânico e testemunha). Para o presente estudo não foram considerados os condicionadores de solo. As avaliações anatômicas realizadas foram área do floema (um2), área (um2) e número de vasos do xilema. De acordo com os resultados observou-se maior área do xilema em cafeeiros cultivados com o uso do filme de polietileno associado ao fertilizante de liberação controlada. Conclui-se que a área do xilema de cafeeiros se destaca, dentre as demais características avaliadas dos vasos condutores, na identificação das técnicas agronômicas que mais contribuem para maior armazenamento de água no solo. Além disso, as técnicas agronômicas mais promissoras, considerando a área do xilema, foram a utilização do filme de polietileno associado ao fertilizante de liberação controlada.
Thesagro: Anatomia Vegetal
Análise Foliar
Manejo do Solo
Coffea Arábica
Notas: Título em inglês: Vase coffee drivers submitted to different agronomic techniques. Projeto 109 (Concafé).
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
10-2019-Vasos-condutores.pdf147,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace