Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1124856
Título: Determinação rápida de umidade, nitrogênio total e carbono total em pólen de Apis mellifera da região nordeste do estado do Pará, Brasil, utilizando NIRs e regressão PLS.
Autoria: OLIVEIRA, M. S. de
PEREIRA, D. S.
CRUZ, J. N.
HOLANDA-NETO, J. P. de
CARVALHO, C. J. R. de
SOUZA FILHO, A. P. da S.
OLIVEIRA, M. E. C.
Afiliação: Mozaniel Santana de Oliveira, MPEG; DANIEL SANTIAGO PEREIRA, CPATU; Jorddy Nevez Cruz, COLABORADOR CPATU; João Paulo de Holanda-Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano; CLAUDIO JOSE REIS DE CARVALHO, CPATU; ANTONIO PEDRO DA SILVA SOUZA FILHO, CPATU; MARCOS ENE CHAVES OLIVEIRA, CPATU.
Ano de publicação: 2020
Referência: Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 9, p. 65948-65960, Sep. 2020.
Conteúdo: A Amazônia é uma das regiões do Brasil em que se tem observado o maior crescimento da produção apícola nos últimos 20 anos. Nesta região destaca-se o estado do Pará com quase 50% da produção regional, e tendo na sua região nordeste o principal polo de produção apícola. Esta produção é feita predominante por agricultores familiares e que além do mel vem explorando a produção de pólen. Tem-se observado, entretanto, a necessidade de fortalecimento das boas práticas de produção nesta região visando maior qualidade dos produtos apícolas e atendimento da legislação brasileira para estes produtos. Neste intuito, desenvolveu-se o presente trabalho que teve como objetivo desenvolver metodologia de análise rápida, baseada em NIRs e PLRS, de percentuais de umidade, carbono total e nitrogênio total em amostras de pólen. Os modelos preditivos desenvolvidos com estas técnicas apresentaram valores de R2 superiores a 95 e valores de RPD de 4.5, 5.4 e 46 para os percentuais de nitrogênio total, carbono total e umidade, respectivamente, juntamente com valores baixos para RMPSEP e RMSECV. Tais valores para os parâmetros de validação comprovaram a adequação dos modelos para utilização em programas de treinamento de agricultores em boas práticas de produção de pólen, bem como na previsão de perdas de umidade no processo de secagem de amostras. O erro percentual médio, baseado no RMSEP e no limite mínimo de 4% de umidade para amostras de pólen, estabelecido pela legislação brasileira, revelou a necessidade de desenvolvimento de um modelo para este parâmetro em torno do limite legal, de forma a diminuir o erro do modelo desenvolvido neste trabalho para valores inferiores aos 6%. Os resultados obtidos, entretanto, demonstraram a aplicabilidade da técnica NIRs, juntamente com a técnica PLRS, para predição das propriedades físico-química estudadas em amostras de pólen do nordeste do estado do Pará.
Thesagro: Pólen
Nitrogênio
Umidade
Carbono
Digital Object Identifier: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-139
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
16261-42023-3-PB.pdf754,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace