Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1125413
Título: Avaliação de doses de potássio na produção de mudas de Euterpe precatoria.
Autoria: CARVALHO, P. H. da S.
SANTOS, R. S. dos
ANDRADE NETO, R. de C.
LUNZ, A. M. P.
Afiliação: Pedro Henrique da Silva Carvalho, Universidade Federal do Acre, bolsista do CNPq na Embrapa Acre; Rayane Silva dos Santos, Universidade Federal do Acre, bolsista do CNPq na Embrapa Acre; ROMEU DE CARVALHO ANDRADE NETO, CPAF-AC; AURENY MARIA PEREIRA LUNZ, CPAF-AC.
Ano de publicação: 2020
Referência: In: SEMINÁRIO DA EMBRAPA ACRE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO, 2., 2019, Rio Branco, AC. A Contribuição da ciência para a agropecuária no Acre: anais. Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2020.
Páginas: p. 71-75.
Conteúdo: O potássio (K) é um nutriente indispensável para o desenvolvimento e crescimento vegetal, pois exerce papel fundamental em nível celular, incluindo regulação dos sistemas osmóticos, fotossintéticos e enzimáticos, e atua na síntese de proteínas. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de doses de potássio na produção de mudas de açaizeiro-solteiro (Euterpe precatoria). O experimento foi conduzido no viveiro do campo experimental da Embrapa Acre, com 50% de sombreamento. Foi efetuada semeadura do açaizeiro em sementeira com areia a partir de sementes obtidas de plantas da Área de Preservação Permanente da Embrapa Acre. Um mês após a semeadura, as plântulas foram repicadas para sacos de polietileno de 17 cm x 27 cm. Os tratamentos consistiram de cinco doses (0 mg kg-1, 40 mg kg-1, 80 mg kg-1, 120 mg kg-1 e 160 mg kg-1) de K2O na forma de cloreto de potássio. O delineamento foi em blocos casualizados com quatro repetições e oito plantas por parcela. O potássio foi aplicado em cobertura e parcelado em três vezes. Durante a condução do experimento foram efetuadas irrigações a fim de se manter a capacidade de campo do substrato a 75%. Aos 12 meses após a repicagem as seguintes variáveis foram avaliadas: diâmetro do colo, altura, número de folhas, matéria seca total (da parte aérea e do sistema radicular), relação matéria seca do sistema radicular-parte aérea e índice de qualidade de Dickson (IQD). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância a 5% de probabilidade. O açaizeiro respondeu à adubação potássica nas condições em que o experimento foi desenvolvido, exceto para a altura das mudas e número de folhas. Com doses de potássio entre 70 mg kg-1 e 82,5 mg kg-1 as mudas apresentam melhores características biométricas e qualidade.
Thesagro: Produção Vegetal
Açaí
Muda
Produção
Viveiro
Fertilizante Fosfatado
Rendimento
Campo Experimental
NAL Thesaurus: Euterpe precatoria
Seedling production
Nursery crops
Phosphorus fertilizers
Crop yield
Palavras-chave: Açaí solteiro
Producción de plántulas
Cultivos de viveros
Fertilizantes fosforados
Rendimiento de los cultivos
Embrapa Acre
Rio Branco (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Série: (Embrapa Acre. Eventos técnicos & científicos, 2).
Notas: Editores técnicos: Virgínia de Souza Álvares; Fabiano Marçal Estanislau.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
27047.pdf759,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace