Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126221
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJACOMO, B. DE O.
dc.contributor.authorMINGOTI, R.
dc.contributor.authorPESSOA, M. C. P. Y.
dc.contributor.authorMARINHO-PRADO, J. S.
dc.date.accessioned2020-11-05T00:55:36Z-
dc.date.available2020-11-05T00:55:36Z-
dc.date.created2020-11-04
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 14., 2020, Campinas. Anais... Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126221-
dc.descriptionModelagem de nicho ecológico é utilizada para avaliar a distribuição de espécies, e é de grande importância para desenvolver estratégias de monitoramento, conservação e saúde pública. Entre os modelos mais utilizados atualmente na classificação de aptidão climática de áreas às espécies está o MAXENT, que tem o threshold como um dos seus parâmetros. A literatura apresenta diferentes indicações de valores para esse parâmetro. A adoção de um determinado valor para o parâmetro threshold pode causar variações nos resultados. Este trabalho avalia o efeito do parâmetro threshold do modelo MAXENT, disponível na plataforma OpenModeller, na obtenção de áreas com condições climáticas favoráveis ao estabelecimento de duas espécies quarentenárias ausentes de insetos-praga: Lobesia botrana (Den. et Schiff.) e Bactrocera dorsalis (Hendel). Os cenários de variação de threshold consideraram os mesmos dados climáticos (precipitação e temperaturas máxima, média e mínima) e variável de resposta (área, em km2 , suscetível às pragas no Brasil). Os valores de threshold avaliados foram 30% e 70%. Os resultados da variação do threshold implicaram grande alteração nas extensões de áreas com condições climáticas aptas resultantes para cada praga avaliada (40% de variação nos cenários com L. botrana e 69% nos cenários com B. dorsalis), constatando o efeito da alteração desse parâmetro nos resultados obtidos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectModelagem
dc.titleAvaliação do efeito do Threshold do Maxent em estimativas de áreas climáticas aptas a dois insetos-pragas exóticos.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPraga Quarentenária
dc.subject.thesagroSistema de Informação Geográfica
dc.format.extent22 p.
riaa.ainfo.id1126221
riaa.ainfo.lastupdate2020-11-12 -02:00:00
dc.contributor.institutionBÁRBARA DE OLIVEIRA JACOMO, BOLSISTA CNPM; RAFAEL MINGOTI, CNPM; MARIA CONCEICAO PERES YOUNG PESSOA, CNPMA; JEANNE SCARDINI MARINHO PRADO, CNPMA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5335.pdf208,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace