Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126228
Título: Sistematização de informações sobre biótipos de plantas daninhas resistentes a herbicidas na base Scielo.
Autoria: ANANIAS, D. N.
BARROSO, P. A. V.
BOGIANI, J. C.
RODRIGUES, C. A. G.
Afiliação: DÉBORA NASCIMENTO ANANIAS, BOLSISTA CNPM; PAULO AUGUSTO VIANNA BARROSO, CNPM; JULIO CESAR BOGIANI, CNPM; CRISTINA APARECIDA G RODRIGUES, CNPM.
Ano de publicação: 2020
Referência: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 14., 2020, Campinas. Anais... Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2020.
Páginas: 10 p.
Conteúdo: A ocorrência de plantas daninhas resistentes a herbicidas no Brasil tem sido um grande problema para os agricultores. O uso continuado de um mesmo herbicida resulta na seleção de biótipos resistentes ao princípio ativo. Este trabalho teve por objetivo realizar um levantamento de ocorrências comprovadas de plantas daninhas resistentes a herbicidas no Brasil, para posterior espacialização. Os trabalhos foram iniciados pela publicação de maior relevância no tema, classificada como Qualis B1, a revista Planta Daninha, da Sociedade Brasileira de Ciência das Plantas Daninhas, abrangendo o período de 2000 a 2020. Em seguida, foi feito um levantamento na SciELO. No período de abrangência, foram publicados 40 artigos na revista Planta Daninha e mais 10 artigos em outras revistas hospedadas na plataforma. Foi criada uma base de dados contendo informações sobre as plantas, os princípios ativos, o fator de resistência, os grupos de pesquisa, dados geográficos e agronômicos. Nesses artigos foram descritos 223 biótipos de plantas daninhas resistentes, pertencentes a 22 espécies e 13 gêneros. Os relatos descrevem a resistência a 18 princípios ativos. O herbicida mais frequente foi o glifosato, com 78 descrições. A maior parte dos biótipos resistentes foi encontrada no estado do Paraná, seguido por Rio Grande do Sul. As principais culturas documentadas foram soja e rotação soja?milho e algodão. Isso se deve a uma maior especialização técnica e científica na área de plantas daninhas na região Sul do Brasil, bem como ao fato de que a monocultura nessa região é mais antiga do que em outras.
Thesagro: Agricultura
Base de Dados
Palavras-chave: Levantamento bibliográfico
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5336.pdf635,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace