Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126273
Título: Dados georreferenciados de cartas analógicas: democratização do acesso ao conhecimento gerado pela Embrapa Territorial por meio do Geoinfo.
Autoria: CAMPOS, G. A. DE
PINTO, D. M.
Afiliação: GABRIEL ANTONIO DE CAMPOS, BOLSISTA CNPM; DANIELA MACIEL PINTO, CNPM.
Ano de publicação: 2020
Referência: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 14., 2020, Campinas. Anais... Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2020.
Conteúdo: Geotecnologias e geoinformação apresentam-se de forma estratégica e essencial para agricultura, e são condicionantes para diferentes frentes e linhas de pesquisa, seja para monitorar a dinâmica de uso e cobertura das terras, para expandir e intensificar das atividades agrícolas ou para compreender o impacto das mudanças climáticas na produção de alimentos.Entretanto, existem dificuldades no acesso e na disponibilização de dados e informações espaciais gerados por projetos e ações de pesquisa, especialmente quando esses encontram-se em formato analógico. Esforçando-se para democratizar o acesso ao seu conhecimento e tendo em vista o atendimento ao Decreto-Lei n° 6.666, que instituiu a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais(INDE), a Embrapa Territorial buscou apresentar um processo, com base no conceito de ciclo devida do dado espacial (DATAONE), para preservação, organização, recuperação e reuso da sua produção cartográfica analógica. Assim, o trabalho está orientado à valorização e ao uso do repositório GeoInfo - Infraestrutura de dados espaciais da Embrapa - como ferramenta estratégica para o ciclo de vida do dado espacial. O GeoInfo está conectado à INDE e aos conceitos de ciência aberta e e-Science. Este trabalho consiste no relato do processo de digitalização e georreferenciamento dos mapas temáticos, para constituição de arquivo na extensão geo tiff. Como resultado, 148 mapas temáticos foram disponibilizados após tratamento adequado e padronizado,para a organização e preservação dos dados espaciais. Dessa forma, busca-se melhorar o seu compartilhamento, subsídio para a geração de novos produtos de análise territorial, além de colaborar para com a racionalização e o reuso dos dados.
Thesagro: Mapa
Palavras-chave: Dados espaciais
Digitalização
Geoinformação
Preservação da informação
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5342.pdf166,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace