Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBIERHALS, D. F.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, I. H. S.
dc.contributor.authorSPIERING, V.
dc.contributor.authorHENZEL, A. B. D.
dc.contributor.authorCUNHA, H. N. DA
dc.contributor.authorGUARINO, E. de S. G.
dc.date.accessioned2020-12-10T09:02:37Z-
dc.date.available2020-12-10T09:02:37Z-
dc.date.created2020-12-08
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL, 10., 2020; CONGRESSO INTERNACIONAL DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL, 7., 2020. Anais.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127850-
dc.descriptionOs Sistemas Agroflorestais (SAFs) aliam a produção agrícola à conservação ambiental, pois priorizam práticas que trazem benefícios econômicos e socioambientais. As espécies encontradas nos SAFs variam de acordo com os interesses dos agricultores. Sendo os recursos florestais madeireiros um desses interesses, pois fornecem ao agricultor produtos lenhosos que são utilizados na propriedade ou comercializados. O objetivo do trabalho é realizar o levantamento de espécies arbóreas nativas do Rio Grande do Sul plantadas em três SAFs no sul do estado, devido ao interesse madeireiro. O levantamento das informações de espécies e suas quantidades foi feito através dos relatórios de certificação das agroflorestas, visitas às áreas e entrevistas com os agricultores. Entre os resultados pode-se destacar que das 25 espécies madeireiras plantadas nos SAFs, 11 foram escolhidas, especialmente, devido ao seu potencial para uso madeireiro, tendo entre elas espécies consideradas comercialmente de madeira de lei e nobres. É possível concluir que os produtos madeireiros fornecidos pelas espécies nativas fazem parte do interesse dos agricultores de agroflorestas. Podendo representar um aporte na renda da família rural. Além de contribuir para a diminuição da pressão exercida sobre áreas protegidas, sem abrir mão dos benefícios madeireiros inerentes de cada espécie.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleRecursos madeireiros em sistemas agroflorestais (SAF) de propriedades de agricultura familiar no sul do Rio Grande do Sul - Brasil.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSistema de Cultivo
dc.subject.thesagroFloresta
dc.subject.thesagroEspécie Nativa
dc.subject.thesagroRecurso Florestal
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
dc.description.notesSIMBRAS. Evento on-line, 16 a 18 de setembro de 2020.
riaa.ainfo.id1127850
riaa.ainfo.lastupdate2020-12-08
dc.contributor.institutionDAIANA FONSECA BIERHALS, UFPEL; ISIS HELENA S. OLIVEIRA, UFPEL; VIVIANE SPIERING, UFPEL; ANA BEATRIZ DEVANTIER HENZEL, UFPEL; HENRIQUE NOGUEZ DA CUNHA, UFSM; ERNESTINO DE SOUZA GOMES GUARINO, CPACT.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPACT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANAIS-SIMBRAS-2020-PARTE-6-pag-219-223.pdf398,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace