Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDEVOS, R. J. B.
dc.contributor.authorTIBOLA, C. S.
dc.contributor.authorBIDUSKI, B.
dc.contributor.authorGUTKOSKI, L. C.
dc.date.accessioned2020-12-10T09:08:40Z-
dc.date.available2020-12-10T09:08:40Z-
dc.date.created2020-12-09
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO ON-LINE BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DE CEREAIS E PANIFICAÇÃO, 2020. Anais... Saudabilidade na indústria de Cereais e Panificação, 5 a 9 out. 2020.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127926-
dc.descriptionOs produtos integrais estão cada vez mais integrados na dieta dos consumidores devido a presença da fração de farelo que concentra compostos fenólicos e antioxidantes, entretanto essa fração também pode conter micotoxinas. As micotoxinas são compostos tóxicos, prejudiciais à saúde e indesejáveis em alimentos. Dentre os ontaminantes do trigo, a micotoxina deoxinivalenol (DON) é considerada a mais prevalente. O objetivo do trabalho foi avaliar a estabilidade de DON no processamento de biscoitos integrais. Cinco amostras de trigo comercial, safra 2017/18, naturalmente contaminadas por Fusarium spp., foram fornecidas pela Embrapa Trigo de Passo Fundo/RS. Os biscoitos foram elaborados de acordo com Protonotariou et al. (2016) com modificações, utilizando farinha, açúcar e gordura. Os biscoitos foram assados em forno elétrico à 190 °C por 12 min. A detecção de DON foi feita através do ensaio imunoenzimático ELISA e os valores comparados pelo teste de Tukey (p≤0,05). A produção dos biscoitos reduziu significativamente a contaminação de DON em todas as amostras, variando entre 15% e 94%. Dois produtos estavam em conformidade com a legislação brasileira (750 ppb). A redução da contaminação por DON pode ter ocorrido pelo efeito de diluição através dos ingredientes adicionados, assim como pela temperatura de forneamento aplicada. O processamento de biscoitos mostra-se uma estratégia complementar para reduzir o teor de DON em produtos derivados de trigo. Palavras-chave: micotoxinas, farelo de trigo, farinha de trigo integral, limites máximos tolerados, ELISA.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProdutos integrais
dc.subjectFenólicos
dc.subjectAntioxidantes
dc.subjectMicotoxina deoxinivalenol (DON)
dc.subjectMicotoxinas
dc.subjectFarelo de trigo
dc.subjectFarinha de trigo integral
dc.subjectLimites máximos tolerados
dc.titleEstabilidade de deoxinivalenol no processamento de biscoitos integrais.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroElisa
riaa.ainfo.id1127926
riaa.ainfo.lastupdate2020-12-09
dc.contributor.institutionRAFAELA J. B. DEVOS, Engenharia de Alimentos/Universidade de Passo Fundo; CASIANE SALETE TIBOLA, CNPT; BARBARA BIDUSKI, Engenharia de Alimentos/Universidade de Passo Fundo.; LUIZ C. GUTKOSKI, Engenharia de Alimentos/Universidade de Passo Fundo.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo-Congresso-Cereais-Rafaela-Devos.pdf227,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace