Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1128039
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGOMES, J. B. V.
dc.contributor.authorWREGE, M. S.
dc.contributor.authorBOGNOLA, I. A.
dc.contributor.authorHOLLER, W. A.
dc.contributor.authorBELLOTE, A. F. J.
dc.contributor.authorSANTOS, P. E. T. dos
dc.contributor.authorANDRADE, G. de C.
dc.contributor.authorSOARES, M. T. S.
dc.contributor.authorMAEDA, S.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, E. B. de
dc.date.accessioned2020-12-21T09:02:39Z-
dc.date.available2020-12-21T09:02:39Z-
dc.date.created2020-12-14
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationIn: GOMES, J. B. V.; WREGE, M. S. (Ed.). Municípios formadores da Bacia do Paraná 3 e Palotina: estudos de clima, solos e aptidão das terras para o cultivo do eucalipto. Brasília, DF: Embrapa, 2020. E-book. Cap. 4, p. 73-104.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1128039-
dc.descriptionOs municípios formadores da Bacia do Paraná 3 (BP3), mais o município de Palotina, totalizam 14.696,85 km2 e correspondem à região de atuação do projeto Bioeste Florestas, uma parceria Embrapa - Itaipu Binacional ? CIBiogás, que tem como foco principal a cadeia produtiva de biomassa florestal (eucalipto) nessa região. Algumas ações envolvendo ensaios de práticas silviculturais extrapolam os limites físicos desses municípios, com parcelas experimentais instaladas em terras limítrofes a esse perímetro, no esforço de realizar testes em condições ambientais de solos e clima que abranjam a diversidade regional. Predominam na região terras de ótimo potencial para o cultivo de grãos (Zanão; Medeiros, 2015), aspecto que é conhecido e aproveitado por empresas agrícolas, cooperativas e produtores locais. Entretanto, a própria cadeia produtiva de grãos e as cadeias associadas (produção de suínos e aves e diversos tipos de agroindústrias) necessitam, em diferentes momentos, da energia advinda da biomassa florestal. Secagem de grãos e aquecimento de caldeiras e granjas são demandas constantes, sendo as cooperativas, seus cooperados e as agroindústrias da região os grandes consumidores dessa biomassa. A cadeia produtiva de biomassa florestal na região, embora importante, sofre os reveses da ausência de planejamento. Períodos de excesso e carência da oferta dessa biomassa se mesclam ao longo do tempo, gerando insegurança para todos os participantes do processo (produtores e consumidores), lembrando que os custos de frete rodoviário tendem a inviabilizar o transporte à medida que a distância aumenta entre os locais de produção e de consumo da biomassa para a produção de energia. Espacializar o potencial das terras da região para o cultivo do eucalipto é um dos pré-requisitos para se alcançar um estudo de logística geoespacial da cadeia produtiva de biomassa florestal na região.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectMapeamento de solo
dc.titleAptidão das terras para o cultivo de eucalipto: metodologia e aplicação nos municípios da Bacia do Paraná 3 e Palotina.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroProdução Florestal
dc.subject.thesagroEucalipto
dc.subject.thesagroBiomassa
dc.subject.thesagroManejo
dc.subject.nalthesaurusEucalyptus
riaa.ainfo.id1128039
riaa.ainfo.lastupdate2020-12-19
dc.contributor.institutionJOAO BOSCO VASCONCELLOS GOMES, CNPF; MARCOS SILVEIRA WREGE, CNPF; ITAMAR ANTONIO BOGNOLA, CNPF; WILSON ANDERSON HOLLER, CNPF; ANTONIO FRANCISCO JURADO BELLOTE, Pesquisador aposentado da Embrapa Florestas; PAULO EDUARDO TELLES DOS SANTOS, CNPF; GUILHERME DE CASTRO ANDRADE, CNPF; MARCIA TOFFANI SIMAO SOARES, CNPF; SHIZUO MAEDA, CNPF; EDILSON BATISTA DE OLIVEIRA, CNPF.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bioeste-A1-BP3-Palotina-Aptidao.pdf12,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
1805-capitulo-4-2.pdf5,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace