Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1129948
Título: Uso de dejeto suíno em plantio clonal de eucalipto, em Terra Roxa, PR: mobilidade de fósforo, cobre e zinco no solo.
Autoria: QUADROS, L. P. de
MAEDA, S.
SOARES, M. T. S.
Afiliação: LEONARDO PACKER DE QUADROS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; SHIZUO MAEDA, CNPF; MARCIA TOFFANI SIMAO SOARES, CNPF.
Ano de publicação: 2020
Referência: In: EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA FLORESTAS, 19., 2020, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2020. p. 22.
Conteúdo: É desejável que solos florestais sob aplicação de resíduos apresentem boa capacidade de retenção e lenta disponibilização de nutrientes do solo às plantas, minimizando-se os riscos de poluição ambiental. Esse estudo teve por objetivo avaliar o efeito da aplicação de dejeto líquido de suínos (DLS) nos teores de fósforo (P) solúvel e P remanescente, cobre (Cu) e zinco (Zn) em Latossolo Vermelho Distrófico textura média, relevo plano a suave ondulado, sob plantio de Eucalyptus urophylla clone AEC 144, em Terra Roxa, Paraná. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com sete tratamentos e quatro repetições. O plantio das mudas foi realizado em maio/2018 e a aplicação de DLS em agosto/2018, em cobertura, de forma localizada, em 0,5 m de cada lado das fileiras de plantas. Cinco tratamentos foram selecionados para a avaliação da fertilidade do solo, correspondentes às doses 0 m3 ha-1, 10 m3 ha-1, 20 m3 ha-1, 40 m3 ha-1 e 80 m3 ha-1 de DLS, sem suplementação mineral. Amostras de solo foram coletadas em outubro/2018 (E1) e maio/2019 (E2), nas camadas 0-5 cm, 5-10 cm, 10-20 cm, 20-40 cm (E1 e E2), 40-60 cm e 60-100 cm (E2), e enviadas ao Laboratório de Análises de Solos da Ufla para as análises químicas. Os dados foram submetidos à análises de variância e de regressão polinomial. A aplicação de DLS resultou em significativo aumento das concentrações dos nutrientes nas camadas superficiais do solo, alcançando níveis classificados como ?condição a se evitar?. Foram ajustados modelos lineares ou quadráticos entre as doses de DLS e as concentrações de P disponível, nas épocas E1 (0-40 cm), E2 (0-10 cm), e P remanescente em E2 (0-10 cm). A menor mobilidade de P disponível em E2 pode estar relacionada à natureza oxídica do solo e sua capacidade de adsorção aniônica. Houve aumento das concentrações de Cu e Zn na camada 60-100 cm com uso de DLS (E2), indicando a mobilidade destes nutrientes para fora da zona de ocorrência de raízes. Os resultados apontam para a necessidade de ajuste de doses visando maior eficiência do uso de nutrientes pelas plantas e redução de perdas por lixiviação e possível contaminação de águas subterrâneas.
Thesagro: Eucalipto
Melhoramento Genético Vegetal
Bioquímica do Solo
Fósforo
Cobre
Zinco
Biofertilizante
Fertilidade do Solo
NAL Thesaurus: Eucalyptus
Palavras-chave: Dejeto suíno
Plantio homogêneo
Série: (Embrapa Florestas. Documentos, 343).
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Doc-343-1904-Evinci-2020-final-24.pdf225,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace