Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorREMPEL, D. M.
dc.contributor.authorNASCIMENTO, A. F. do
dc.contributor.authorFERREIRA, A.
dc.date.accessioned2021-02-24T20:19:37Z-
dc.date.available2021-02-24T20:19:37Z-
dc.date.created2021-02-24
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 4.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 9., 2020, Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2020. p. 56.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130250-
dc.descriptionOs estudos de emissões de gases do efeito estufa são realizados em câmaras estáticas que abrangem áreas de linha e entrelinha da cultura que compõe o sistema de produção em avaliação. Por falta de informações na bibliografia de como a microbiota da rizosfera pode interferir nas emissões de gases, esse estudo foi realizado em câmaras menores, para avaliar a influência da região rizosférica e dos sistemas de produção nas emissões do gás N2O. Foram distribuídas oito câmaras em cada sistema integrado e exclusivo de produção. O experimento foi conduzido no campo experimental da Embrapa Agrossilvipastoril, nas culturas da soja e milho respectivamente. Na soja -N2O m-2 h-1 na rizosfera do cultivo exclusivo durante o estádio reprodutivo 4, na fase de desenvolvimento tardio da planta, nos períodos de início de formação de legumes e quando as raízes e os nódulos da soja estavam entrando em decomposição. Nas avaliações do mil -N2O m-2 h-1 na entrelinha, no estádio vegetativo 6, ocorrendo após 2 semanas a adubação nitrogenada aplicada, que representava uma fonte importante de N2O. Esse aumento da disponibilidade de nitrogênio inorgânicos contribui para os processos de nitrificação e desnitrificação. Houve maior emissão de N2O acumulado na linha de semeadura na cultura da soja nos dois sistemas quando comparado com a entrelinha. A rizosfera é uma área de maior atividade de microrganismos, que são responsáveis por 60% de emissões de N2O.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIntensificação sustentável
dc.subjectSistemas integrados
dc.titleEmissões de N2O em solos e rizosfera de soja e milho cultivados em sistemas integrados de produção.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroRizosfera
riaa.ainfo.id1130250
riaa.ainfo.lastupdate2021-02-24
dc.contributor.institutionDJOVANE MIKAEL REMPEL, UFMT, Sinop-MT; ALEXANDRE FERREIRA DO NASCIMENTO, CPAMT; ANDERSON FERREIRA, CPAMT.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020-cpamt-afn-emissoes-oxido-nitroso-solo-rizosfera-soja-milho-cultivado-sistemas-integrados-p-56.pdf831,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace