Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1131459
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLAMEIRA, O. A.
dc.contributor.authorRODRIGUES, S. de M.
dc.contributor.authorCOSTA, K. J. A.
dc.contributor.authorCAMPELO, M. F.
dc.contributor.authorMOREIRA, R. K. V. P. P.
dc.contributor.authorSILVA, A. C. B. da
dc.contributor.authorRAMIRES, A. C. S.
dc.contributor.authorMONTEIRO, A. N.
dc.date.accessioned2021-04-21T15:33:57Z-
dc.date.available2021-04-21T15:33:57Z-
dc.date.created2021-04-21
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationBrazilian Journal of Development, v. 6, n. 11 , p. 85044-85049, nov. 2020.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1131459-
dc.descriptionValeriana offcinalis L consiste em uma planta herbácea, pertencente à família Valerianaceae conhecida popularmente como valeriana selvagem. Possui uso medicinal para tratamento de dores de cabeça, náuseas, distúrbios hepáticos, antídoto e insônia. Uma das formas de propagação da espécie se dá através da micropropagação que constitui um modo de manter sempre disponíveis explantes sadios e livres de contaminação para aplicação de técnicas de regeneração por cultura de tecidos e transformação genética, além de ser altamente conveniente para manutenção de coleções de plantas de genótipos diferentes, livres de patógenos. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de diferentes concentrações dos compostos minerais, nitrato de amônio e nitrato de potássio na micropropagação da Valeriana officinalis visando à redução de custos do meio de cultura MS. O experimento é composto por diferentes concentrações e fontes de nitrato na composição do meio de cultura MS (MS + ½ NH4NO3, MS + ½ KNO3, MS + ¼ NH4NO3, MS + ¼ KNO3e MS completo) totalizando cinco tratamentos, com quatro repetições composta por dois frascos contendo três explantes cada. Após 64 dias da inoculação foi feita a pesagem das plântulas por inteira com o auxílio de balança de precisão, para obter os valores de peso médio de massa fresca e após secagem em estufa por três dias na temperatura de 360 C e aos 67 dias obteve valores médio de massa seca. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de significância. Houve diferença estatística nos tratamentos apenas para a variável peso de massa seca, onde o tratamento mais significativo MS + ¼ KNO3 obteve 0,17 g e o de menor peso significativo foi o meio MS + ½ NH4NO3 com 0,08 g. Houve efeito das concentrações de nitrato de potássio na micropropagação da V. officinalis L. podendo o meio de cultura MS com ¼ KNO3 ser indicado para o cultivo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleEfeitos de diferentes concentrações de nitrato de amônio e nitrato de potássio na micropropagação da valeriana officinalis l. (valerianaceae).
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroCultura de Tecido
dc.subject.thesagroPlanta Medicinal
dc.subject.thesagroMeio de Cultura
dc.subject.thesagroValerianaceae
dc.subject.nalthesaurusValeriana officinalis
riaa.ainfo.id1131459
riaa.ainfo.lastupdate2021-04-21
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34117/bjdv6n11-062
dc.contributor.institutionOSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; SIMONE DE MIRANDA RODRIGUES, CPATU; KEILA JAMILLE ALVES COSTA, MESTRANDA INSTITUTO TECNOLÓGICO DA VALE; MEICIANE FERREIRA CAMPELO, DOUTORANDA UFPA; RUANNY KAREN VIDAL PANTOJA PORTAL MOREIRA, DOUTORANDA UFPA; ANA CAROLINE BATISTA DA SILVA, GRADUANDA UFRA; ALLAN CHRISTIAM SANTOS RAMIRES, GRADUANDO UFRA; AMANDA NASCIMENTO MONTEIRO, GRADUANDA UFRA.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valeriana-officinalis.pdf373,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace