Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPASQUINI NETO, R.
dc.contributor.authorANGELINI, P. B.
dc.contributor.authorFURTADO, A. J.
dc.contributor.authorBRUNETTI, H. B.
dc.contributor.authorBOSI, C.
dc.contributor.authorPEZZOPANE, J. R. M.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, P. P. A.
dc.date.accessioned2021-12-21T12:01:42Z-
dc.date.available2021-12-21T12:01:42Z-
dc.date.created2021-12-21
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 12., 2021. Anais... s.l.: Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, 2021.
dc.identifier.isbn978-65-81152-33-8
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138129-
dc.descriptionA necessidade de sistemas que intensifiquem a produção animal de forma sustentável tem gerado uma demanda de pesquisas com intuito de maximizar a produtividade da forragem destinada ao pastejo. Neste aspecto, sistemas integrados combinando pastagens, árvores e animais na mesma área tornam-se alternativas importantes. O objetivo deste trabalho foi correlacionar a produtividade de pastagens de Urochloa (syn. Brachiaria ) spp. em diferentes sistemas de produção pecuária com os parâmetros radiação solar e umidade do solo. O estudo foi conduzido na Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, SP (21o 57?S, 47o 50?W, 860 m de alt.) de setembro de 2019 a setembro de 2020. As avaliações da produção das pastagens foram realizadas durante onze ciclos representativos das estações do ano. A radiação solar foi mensurada continuamente por meio de sensores quânticos lineares. Os dados de umidade do solo foram obtidos pelo aparelho HYDROSENSE II ® (modelo CS659), totalizando 22 dias de amostragem entre as estações. O período experimental foi caracterizado por uma intensa deficiência hídrica. A produtividade da forragem dos sistemas foi afetada em função das interações entre a fertilidade e os parâmetros edafoclimáticos, sendo fortemente restringida em função da umidade, principalmente, durante o período seco nos sistemas SML e SSP, respectivamente. Ao considerar a competição por recursos em sistemas mais complexos, as interações entre os componentes arbóreo e a pastagem, e outros fatores, dentre os quais, principalmente, um padrão de precipitação adequado para os componentes obterem uma otimização biológica sinérgica, pode ocorrer diminuição dos benefícios previstos em um sistema agroflorestal.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectILPFpt_BR
dc.titleParâmetros edafoclimáticos e produtividade de Urochloa spp. em sistema silvipastoril e monocultivos.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroRadiação Solar
dc.subject.thesagroUmidade do Solo
dc.format.extent2p.227-230.
riaa.ainfo.id1138129
riaa.ainfo.lastupdate2021-12-21
dc.contributor.institutionROLANDO PASQUINI NETO, USP-FMVZ; PATRICK BALDAN ANGELINI, UNICEP; ALTHIERES JOSÉ FURTADO, USP-FMVZ; HENRIQUE BAUAB BRUNETTI, USP-ESALQ; CRISTIAM BOSI, CNPQ; JOSE RICARDO MACEDO PEZZOPANE, CPPSE; PATRICIA PERONDI ANCHAO OLIVEIRA, CPPSE.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ParametrosEdafoclimaticosProdutividade.pdf2,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace