Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138837
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRONDON, M. J. P.
dc.contributor.authorHOOGERHEIDE, E. S. S.
dc.contributor.authorPINTO, J. M. A.
dc.contributor.authorTIAGO, A. V.
dc.contributor.authorLUCCA, C. Z.
dc.date.accessioned2022-01-07T01:55:24Z-
dc.date.available2022-01-07T01:55:24Z-
dc.date.created2022-01-06
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 5.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 10., 2021. Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2021. p. 13.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138837-
dc.descriptionA cultura da mandioca apresenta uma extensa diversidade genética decorrente da seleção natural e o seu sistema reprodutivo. Por apresentar facilidade em polinização cruzada consiste em alta heterozigosidade, porém, são poucas as documentações e caracterizações genéticas de mandiocas conservadas on farm de comunidades tradicionais. Diante disto, objetivou-se neste estudo analisar a diversidade genética de etnovariedades de mandiocas conservadas em uma comunidade tradicional da Baixada Cuiabana, MT, por meio de marcadores moleculares do tipo SSR. O estudo foi realizado na comunidade rural Rio dos Couros, Cuiabá, MT, em áreas cultivadas por agricultores familiares que cultivam a mais de 60 anos. No total, 29 etnovariedades foram coletadas. A extração de DNA foi realizada com base no método CTAB (Brometo de CetilTrimetil Amônio), com modificações. A amplificação dos alelos para as 29 etnovariedades de mandioca se deu através do uso de 15 marcadores microssatélites. A diversidade genética foi estimada através das frequências alélicas, número de alelos por loco (A), heterozigosidade esperada (He) e observada (Ho), índice de fixação dos alelos (f) e porcentagem de locos polimórficos (%P), por meio do programa GDA (Genetic Data Analysis) e para Análise das Coordenadas Principais (PcoA) e estimativa do número de alelos raros (frequência inferior a 5%) foi empregado o suplemento GenAlEx 6.5. A média para a heterozigosidade esperada (He) e observada (Ho) destaca-se com valores significativos (0,67 e 0,72, respectivamente), sendo que a heterozigosidade observada apresentou superior ao esperado em nove locos dos 15 analisados. As análises identificaram 22 alelos raros na população. O acervo de mandiocas conservadas on farm pelos agricultores da comunidade Rio dos Couros apresentam elevada diversidade genética, com a presença de alelos raros. As comunidades tradicionais devem ser consideradas nas ações e politicas publicas quanto à conservação on farm/in situ das espécies nativas e como regiões de coletas visando à conservação ex situ.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMarcador microssatélite
dc.subjectConservação on farm
dc.subjectConservação in situ
dc.subjectComunidade tradicional
dc.subjectComunidade Rio dos Couros
dc.subjectMato Grosso
dc.subjectCuiaba-MT
dc.titleDiversidade genética de mandiocas conservadas na comunidade tradicional Rio dos Couros, Cuiabá, MT.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMandioca
dc.subject.thesagroManihot Esculenta
riaa.ainfo.id1138837
riaa.ainfo.lastupdate2022-01-06
dc.contributor.institutionMELCA JULIANA PEIXOTO RONDON, UNEMAT, Sinop-MT; EULALIA SOLER SOBREIRA HOOGERHEIDE, CPAMT; JOYCE MENDES ANDRADE PINTO, CPAMT; AUANA VICENTE TIAGO, UNEMAT, Alta Floresta-MT; CARINE ZUNTO LUCCA, UNEMAT, Sinop-MT.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021-cpamt-essh-diversidade-genetica-mandioca-conservadas-comunidade-tradicional-rio-couros-cuiaba-mt-p-13.pdf349,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace