Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138931
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLIMA, L. F.
dc.contributor.authorROMEIRO, A. R.
dc.contributor.authorABREU, L. S. de
dc.contributor.authorMANGABEIRA, J. A. de C.
dc.date.accessioned2022-01-10T15:01:20Z-
dc.date.available2022-01-10T15:01:20Z-
dc.date.created2022-01-10
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 59.; ENCONTRO BRASILEIRO DE PESQUISADORES EM COOPERATIVISMO, 6., 2021, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: UnB, 2021. 19 p. Sober 2021, EBPC 2021. Evento online. 20 p.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138931-
dc.descriptionA partir da constatação da realidade brasileira, surge a necessidade de responder a alguns questionamentos: Quais são os entraves para o crescimento da produção orgânica no Brasil? A hipótese geral do trabalho é que no Brasil há um círculo vicioso de interação entre agentes públicos e privados que são entraves ao crescimento da produção orgânica nacional. Para testar essa hipótese primeiramente, apresenta-se com base na revisão da literatura a trajetória da evolução do desenvolvimento da agricultura orgânica do Brasil, período que antecede ao processo de reconhecimento social e institucional e após a institucionalização dos sistemas de produção orgânicos. Para avaliar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da produção orgânica brasileira identificadas no conjunto dos trabalhos científicos analisados e devido à carência de dados estatísticos completos sobre a produção orgânica do Brasil, construiu-se uma tipologia de avaliação da produção orgânica, primeiramente por meio da aplicação de uma metodologia qualitativa denominada análise SWOT Posteriormente, foram propostas ferramentas para a construção de um espaço fatorial em forma de quadrantes, onde a determinação locacional foi testada de acordo com as hipóteses de círculo Virtuoso ou círulo Vicioso a partir de onze fatores críticos de sucesso. Por meio destes testes concluiu-se que a produção orgânica brasileira se encontra no quadrante vicioso, apresentando Virtuosidade Muito Baixa (notas +1 para somente um fator crítico de sucesso) e Viciosidade Muito Alta (notas -1 para dez fatores críticos de sucesso).
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAnálise SWOT
dc.subjectEspaço fatorial
dc.subjectCírculo virtuoso
dc.subjectCírculo vicioso
dc.titleConstrução de uma tipologia para a produção orgânica no Brasil.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAgricultura Orgânica
dc.format.extent220 p.
riaa.ainfo.id1138931
riaa.ainfo.lastupdate2022-01-10
dc.contributor.institutionLUCAS FERREIRA LIMA, CENTRO UNIVERSITÁRIO FMU; ADEMAR RIBEIRO ROMEIRO, UNICAMP; LUCIMAR SANTIAGO DE ABREU, CNPMA; JOAO ALFREDO DE CARVALHO MANGABEIRA, CNPM.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5944.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace