Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138935
Título: Emissões de óxido nitroso do solo cultivado com soja em sistema solteiro e integrado com árvores.
Autoria: MISSIATTO, J. V. F.
BARROS JÚNIOR, J. H.
MOHR, D. M.
SIMÕES, F. G.
MARINHO, L. A.
NASCIMENTO, A. F. do
Afiliação: JOÃO VÍTOR FANTIN MISSIATTO, UFMT, Sinop-MT; JEOVÁ HERCULANO BARROS JÚNIOR, UFMT, Sinop-MT; DANIELA MARIA MOHR, UFMT, Sinop-MT; FERNANDO GONÇALVES SIMÕES, UFMT, Sinop-MT; LUCAS ALVES MARINHO, UFMT, Sinop-MT; ALEXANDRE FERREIRA DO NASCIMENTO, CPAMT.
Ano de publicação: 2021
Referência: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 5.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 10., 2021. Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2021. p. 45.
Conteúdo: O cultivo da cultura da soja no Brasil segue aumentando significativamente, com grande destaque ao estado de Mato Grosso, maior produtor do país com cerca de 26,5% da produção total segundo a Conab. Com esse avanço surge a necessidade de se avaliar o impacto dessa produção, como as emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundas do solo com essa cultura. Este trabalho foi conduzido na Fazenda Experimental da Embrapa Agrossilvipastoril, Sinop, MT, e teve como objetivo avaliar as emissões de óxido nitroso (N2O) em dois sistemas, soja solteira (1 ha) e soja integrada com eucalipto (Eucalyptus urograndis H13) (2,5 ha). Para realizar as coletas de amostras do gás, foram instaladas 8 câmaras estáticas manuais ventiladas no tratamento com integração e 4 no tratamento com soja solteira, as câmaras possuíam formato retangular (40 cm x 60 cm x 9 cm). As amostras foram coletadas semanalmente, no período de novembro de 2020 a fevereiro de 2021, com o auxílio de seringas em polipropileno com 20 cm3, as coletas foram realizadas no período de 1 h, com intervalos de 20 min entre coletas. Após as coletas, a determinação das concentrações de N2O ocorreu através da cromatografia gasosa. Os fluxos foram então calculados considerando as variações das concentrações dentro das câmaras ao longo do tempo. Os valores de fluxo foram utilizados para os cálculos de emissões acumuladas pela interpolação trapezoidal. Os resultados foram submetidos a Análise de Variância (Anova), mostrando que as emissões acumuladas não diferiram entre os tratamentos (p=0,41). Na soja solteira foi observado 0,28 kg ha-1 de N-N2O e para o sistema integrado 0,32 kg ha-1. Se comparado com outros sistemas de produção de grãos que precisam receber adubação nitrogenada para aumento de produtividade, o cultivo da soja pode diminuir em 50% estas emissões, uma vez que o N para a cultura é fornecido pela associação mutualística com rizóbios. Os resultados aqui encontrados devem ser confirmados com avaliações em outros anos agrícolas.
Thesagro: Efeito Estufa
Monocultura
Sistema de Produção
Solo
Cromatografia
Soja
Integração
Palavras-chave: Gases de efeito estufa
GEE
Sinop-MT
Eucalyptus urograndis
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021-cpamt-afn-emissoes-oxido-nitroso-solo-cultivado-soja-sistema-solteiro-integrado-arvore-p-45.pdf348,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace