Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1139962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, A. de J.
dc.contributor.authorIKEDA, F. S.
dc.contributor.authorCAVALIERI, S. D.
dc.contributor.authorPOLTRONIERI, F.
dc.contributor.authorCAVALCANTE, B. R.
dc.contributor.authorMUSSKOPF, J. I.
dc.contributor.authorSILVA, J. N. da
dc.date.accessioned2022-02-12T02:08:53Z-
dc.date.available2022-02-12T02:08:53Z-
dc.date.created2022-02-11
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 2.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 7., 2018. Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2018. p. 28-31.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1139962-
dc.descriptionNo Brasil, a soja é a cultura com maior área cultivada, sendo de grande importância econômica para o país. Porém, o monocultivo da soja resistente ao glyphosate tem gerado diversos problemas fitossanitários, encontrando-se entre eles a seleção de plantas daninhas tolerantes e resistentes a esse herbicida, dificultando o seu controle (Ikeda, 2016). Como consequência, pode ocorrer redução do rendimento pelo controle inadequado, assim como aumentar o custo de produção devido à aplicação de outros herbicidas. Assim, o sistema integração lavoura-pecuária (ILP) surge como alternativa no meio agrícola para aumentar o rendimento das lavouras de forma mais sustentável, onde as pastagens favorecem a quebra de ciclos de patógenos, enquanto que as lavouras colaboram para a fertilidade do solo (Zimmer et al., 2012). O consórcio de milho com forrageiras do gênero Urochloa tem sido muito indicado e utilizado, pois tem demonstrado ser uma alternativa na supressão de plantas daninhas (Correia et al., 2013), além de proporcionar melhor desempenho para a cultura subsequente (Alves et al., 2013). Do mesmo modo, o consórcio de milho com adubos verdes, como as crotalárias, além desses efeitos (Kappes; Zancanaro, 2015), também aumenta o aporte de N no solo por meio da fixação biológica de nitrogênio. Para o controle químico de plantas daninhas na cultura do milho é comumente utilizado o herbicida atrazine, que atua no controle de plantas daninhas dicotiledôneas, não sendo seletivo à soja. Sendo assim, objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito do consórcio de milho com Urochloa brizantha cv. Marandu e Crotalaria spectablis associado ao manejo de plantas daninhas no rendimento da cultura da soja em sucessão.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCapim marandu
dc.subjectCrotalaria spectablis
dc.titleRendimento da cultura da soja após consórcios de milho com capim-marandu e crotalária.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSoja
dc.subject.thesagroMilho
dc.subject.thesagroCapim
dc.subject.thesagroCrotalária
dc.subject.thesagroForrageira Tropical
dc.subject.thesagroCapim Urochloa
riaa.ainfo.id1139962
riaa.ainfo.lastupdate2022-02-11
dc.contributor.institutionALEIXA DE JESUS SILVA, UFMT, Sinop-MT; FERNANDA SATIE IKEDA, CPAMT; SIDNEI DOUGLAS CAVALIERI, CNPA; FERNANDO POLTRONIERI, UFMT, Sinop-MT; BRUNO RODRIGUES CAVALCANTE, UFMT, Sinop-MT; JONATAS IRINEU MUSSKOPF, UFMT, Sinop-MT; JACKSON NOGUEIRA DA SILVA, UFMT, Sinop-MT.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018-cpamt-fsi-rendimento-cultura-soja-consorcio-milho-capim-marandu-crotalaria-p-28-31.pdf324,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace