Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1139964
Título: População de Pratylenchus brachyurus influencia no cultivo da soja em sucessão ao milho consorciado com diferentes densidades de crotalárias?
Autoria: KONZEN, L. M.
RAMOS JUNIOR, E. U.
FALEIRO, V. de O.
LUZ, K. W.
SILVA, T. A. A. da
FURTINI, I. V.
TARDIN, F. D.
Afiliação: LUANA MANOELA KONZEN, UFMT, Sinop-MT; EDISON ULISSES RAMOS JUNIOR, CNPSO; VALERIA DE OLIVEIRA FALEIRO, CPAMT; KELLY WALERIA LUZ, UFMT, Sinop-MT; THALIA APARECIDA ANDRADE DA SILVA, UFMT, Sinop-MT; ISABELA VOLPI FURTINI, CNPAF; FLAVIO DESSAUNE TARDIN, CNPMS.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 2.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 7., 2018. Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2018. p. 36-39.
Conteúdo: A soja (Glycine max L. Merril) é considerada a oleaginosa de maior importância no mundo, sendo utilizada para vários afins, desde a alimentação até a fabricação de plásticos, biodiesel e lubrificantes (Lima et al., 2017). Devido à pujança em seu cultivo no Estado de Mato Grosso, maior produtor nacional, a região é considerada de grande importância econômica para o país. No entanto, boa parte dos produtores vem enfrentando problemas que muitas vezes passam despercebidos, por estar no solo e não ser visível a olho nu, mas que diminuem substancialmente a produtividade. O verme, comumente chamado de nematoide das lesões radiculares, ou Pratylenchus brachyurus é, dentre os nematoides que atacam a cultura da soja, o que tem provocado os maiores prejuízos aos produtores rurais, reduzindo em até 50% da produtividade (Debiasi et al., 2016). O aumento da presença de Pratylenchus brachyurus na região central do Brasil é devido, muitas vezes, a sucessão soja-milho safrinha, que diminui a diversidade de culturas na área. O cultivo, como é realizado nas áreas, favorece a multiplicação e manutenção de altos níveis populacionais dos nematoides, visto que ambas são culturas multiplicadoras, tornando o sistema cada vez mais desafiador ao produtor. Muitas vezes, chega-se a níveis tão insustentáveis, que são necessárias drásticas intervenções na tentativa de tornar as áreas economicamente viáveis. Alguns estudos apontam soluções para a redução desse nematoide em culturas infestadas, como o uso de plantas que não são hospedeiras e possuem mecanismos de defesa, como as plantas do gênero Crotalaria (Goulart, 2008). Contudo, devido ao fato de que grande parte das plantas utilizadas para rotação de cultura não propiciarem retorno econômico para o produtor rural, este acaba preferindo, ao seu ponto de vista, continuar com o sistema soja-milho safrinha. Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a produtividade da soja na safra 2016/2017 em função das populações de nematoides das lesões radiculares presentes na área, quando em sucessão ao milho consorciado com diferentes densidades de duas espécies de crotalária na safrinha antecessora.
Thesagro: Pratylenchus Brachyurus
Soja
Milho
Densidade de Plantio
Crotalária
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace