Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140183
Título: Desempenho de bezerros leiteiros em sistemas silvipastoris com frutíferas.
Autoria: PEREIRA, F.
MONTEIRO, R. A. C.
GIUSTINA, C. D.
XAVIER, D. B.
BOMFIM, L. K. V. de
Afiliação: FRANCISCO PEREIRA, UFMT, Sinop-MT; ROBERTA APARECIDA C MONTEIRO, CPAMT; CAROLINA DELLA GIUSTINA, UFRRJ, Seropedica-RJ; DIEGO BATISTA XAVIER, CPAMT; LARISSA KAROLINE VIEIRA DE BOMFIM, UFMT, Sinop-MT.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 2.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 7., 2018. Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2018. p. 96-100.
Conteúdo: Dentre as características mais marcantes do Brasil Central, destacam-se os altos índices de temperatura e radiação solar anual, com um período de chuva concentrado em 6 a 7 meses do ano, entretanto, recebendo uma grande quantidade de radiação solar nos meses de seca quando dias com céu iluminado e poucas nuvens são frequentes (Alves, 2012). Essas características climáticas não favorecem a atividade pecuária leiteira especializada, pois é prejudicada pelo desconforto térmico, impossibilitando que esses animais expressem todo o seu potencial zootécnico. O estresse por calor pode afetar o desempenho dos animais desde a fase jovem até a fase produtiva. Atualmente, uma solução para superar o desconforto térmico é a utilização de sistemas silvipastoril, que fornece sombra aos animais em pastejo, contribuindo para o bem-estar dos animais em sistemas de produção. Há benefícios aos animais pela sombra gerada pelas árvores, reduzindo os níveis de insolação e temperatura com uma interação positiva no desempenho produtivo e reprodutivo, como também atuam como quebra vento e alimentos para os animais (Veiga et al., 2000). Entretanto, as interações ocorridas quando se associa bezerros leiteiros com as arbóreas frutíferas e o componente forrageiro não são discutidos na literatura. O consumo de ramos, folha e frutos, até mesmo os não colhidos, caídos ao chão, podem incrementar o ganho de peso dos animais (Fike et al., 2004; Porfírio-Da-Silva et al., 2012). Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho de bezerros leiteiros em cinco sistemas silvipastoris contendo diferentes espécies frutíferas como componente arbóreo e a influência dos animais sobre a integridade das árvores.
Thesagro: Bezerro Leiteiro
Árvore Frutífera
Spondias Mombin
Psidium Guajava
Anacardium Occidentale
Malpighia Glabra
Palavras-chave: Sistema silvipastoril
Sistema integrado de produção
Integração pecuária-floresta
IPF
Tifton-85
Cynodon spp
Cajazeira
Goiabeira vermelha
Paluma
Cajueiro
Embrapa 51
CCP 76
Aceroleira
Sertaneja
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018-cpamt-rac-desempenho-bezerros-sistemas-silvipastoris-frutiferas-p-96-100.pdf370,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace