Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHOOGERHEIDE, E. S. S.
dc.contributor.authorSILVA, L. G. de O.
dc.contributor.authorFIGUEREDO, P.
dc.contributor.authorDARDENGO, J.
dc.contributor.authorROSSI, A. A. B.
dc.date.accessioned2022-02-22T02:01:32Z-
dc.date.available2022-02-22T02:01:32Z-
dc.date.created2022-02-21
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 2.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 7., 2018. Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2018. p. 127-129.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140292-
dc.descriptionA agrobiodiversidade é o conjunto de espécies da biodiversidade utilizadas pelo homem na agricultura ou em atividades relacionadas. O quintal agroflorestal (QAF) é um sistema de uso da terra muito utilizado nas regiões tropicais, praticado por famílias que vivem em zonas rurais e urbanas, classificado como sistema agroflorestal (SAF), implantado nas áreas próximas às residências. Os QAFs são compostos por várias espécies agrícolas e florestais, onde podem ser criados pequenos animais domesticados (Sablayrolles; Andrade, 2009). Os QAFs possuem papel relevante na vida das famílias, principalmente as de baixa renda, rurais ou periurbanas ou urbanas, em razão de propiciarem benefícios sociais, como recursos terapêuticos, conforto ambiental e recreação para a família; benefícios ecológicos, com a conservação de material genético in situ e on farm, estabilidade do solo e ciclagem de nutrientes; e benefícios econômicos, por meio da venda de produtos em mercados locais (Bentes-Gama et al., 1999). Muitas plantas são introduzidas nos quintais e suas adjacências para facilitar o acesso a elas, dessa forma, o quintal é muito mais que uma mera porção de terreno, é um espaço social e cultural, nos quais as famílias mantêm uma grande diversidade de plantas, fazendo uso delas de forma sustentável e garantindo assim a sua preservação (Guarim Neto; Novais, 2008). É importante para entender como as plantas são utilizadas e aplicadas tradicionalmente pelas pessoas, contribuir para o conhecimento cientifico das espécies vegetais, sendo uma importante forma de conservação da integridade e conhecimento das comunidades tradicionais. Este trabalho teve por objetivo realizar um levantamento da diversidade de recursos vegetais mantidos pelas famílias da comunidade de São Benedito, em Poconé, estado do Mato Grosso.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAgrobiodiversidade
dc.subjectQuinal agroflorestal
dc.subjectQAF
dc.subjectComunidade urbana
dc.subjectMaterial genético
dc.subjectMaterial genético in situ
dc.subjectMaterial genético on farm
dc.subjectCiclagem de nutrientes
dc.subjectComunidade de São Benedito
dc.subjectPoconé-MT
dc.titleAgrobiodiversidade dos quintais da Comunidade São Benedito, Poconé, Mato Grosso.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroComunidade Rural
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
dc.subject.thesagroConservação
riaa.ainfo.id1140292
riaa.ainfo.lastupdate2022-02-21
dc.contributor.institutionEULALIA SOLER SOBREIRA HOOGERHEIDE, CPAMT; LEONÍCIA GOURLART DE OLIVEIRA SILVA; POLIANA FIGUEREDO, UFMT, Sinop-MT; JULIANA DARDENGO, UNEMAT, Alta Floresta-MT; ANA APARECIDA BANDINI ROSSI, UNEMAT, Alta Floresta-MT.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018-cpamt-essh-agrobiodiversidade-quintais-comunidade-sao-benedito-pocone-mato-grosso-p-127-129.pdf381,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace