Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, C. A. da
dc.contributor.authorCASTAGNA, D.
dc.contributor.authorZOLIN, C. A.
dc.contributor.authorVENDRUSCULO, L. G.
dc.contributor.authorRODRIGUES, R. de A. R.
dc.date.accessioned2022-02-23T15:01:38Z-
dc.date.available2022-02-23T15:01:38Z-
dc.date.created2022-02-23
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 2.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 7., 2018. Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2018. p. 170-174.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140329-
dc.descriptionO Projeto Rural Sustentável4 surgiu de uma proposta de cooperação técnica entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Departamento do Meio Ambiente, da Alimentação e dos Assuntos Rurais (Defra) do Governo do Reino Unido, através do Fundo Internacional para o Clima (FIC). A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi incorporada no projeto, a convite do Mapa, a fim de prover apoio técnico na execução. O projeto visa promover a adoção de quatro tecnologias de baixo carbono a serem incorporadas nas propriedades rurais visando evitar o desmatamento e diminuir a pobreza. Dentre as tecnologias, incentiva-se a implantação de sistemas agroflorestais (SAFs); a recuperação de áreas degradadas (podendo ser pastagens e/ou áreas florestais); o plantio de espécies florestais comerciais e o manejo sustentável de florestas nativas. Considerando o alto impacto ambiental do desmatamento desordenado, este trabalho tem como objetivo determinar a linha base da cobertura florestal (ano de 2016) e risco de desmatamento em função de importantes fatores (acessibilidade, aptidão agrícola, recursos extraíveis e mecanismos legais de proteção) para dez municípios do Estado do Mato Grosso, junto ao bioma amazônico, visando fomentar a adoção das tecnologias de baixo carbono supracitadas. Esta foi uma das atividades desenvolvidas no contexto do projeto Rural Sustentável.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectProjeto rural sustentável
dc.subjectÍndice de desmatamento
dc.subjectBioma Amazônico
dc.subjectTecnologia de baixo carbono
dc.subjectSistema agroflorestal
dc.subjectSAF
dc.subjectÁrea degradada
dc.subjectManejo sustentável
dc.titleDefinição de linha base para o índice de desmatamento evitado no estado do Mato Grosso no Bioma Amazônico.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroDesmatamento
dc.subject.thesagroFloresta Nativa
riaa.ainfo.id1140329
riaa.ainfo.lastupdate2022-02-23
dc.contributor.institutionCRISTIANO ALVES DA COSTA, UFMT, Sinop-MT; DANIELA CASTAGNA, UFMT, Sinop-MT; CORNELIO ALBERTO ZOLIN, CPAMT; LAURIMAR GONCALVES VENDRUSCULO, CNPTIA; RENATO DE ARAGAO RIBEIRO RODRIGUES, SIRE.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018-cpamt-caz-definicao-linha-base-indice-desmatamento-evitado-estado-mato-grosso-bioma-amazonico-p-170-174.pdf334,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace