Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140340
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, A. J. R.
dc.contributor.authorMARQUES, J. A. de B.
dc.contributor.authorSPIERING, B.
dc.contributor.authorPARISOTTO, D. C.
dc.contributor.authorNUNES, E. L.
dc.contributor.authorTARDIN, F. D.
dc.contributor.authorBALDONI, A. B.
dc.date.accessioned2022-02-23T17:00:59Z-
dc.date.available2022-02-23T17:00:59Z-
dc.date.created2022-02-23
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 2.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 7., 2018. Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2018. p. 179-182.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140340-
dc.descriptionApesar da importância econômica da castanha-do-brasil, o plantio comercial encontra barreiras técnicas relacionadas à falta de estudos com a espécie, tanto na propagação (produção de mudas, enxertia), quanto nos manejos e nos tratos culturais, e, principalmente, no melhoramento genético da castanheira-do-brasil (Bertholletia excelsa Bonpl.) (Baldoni et al., 2017). Devido à castanha-do-brasil ser produzida praticamente em áreas naturais, e à constante ameaça que os castanhais vêm sofrendo frente ao desmatamento, tornam-se importantes práticas conservacionistas e pesquisas para viabilizar a introdução de castanhais cultivados, os quais podem ser considerados como uma alternativa viável para o reflorestamento de áreas degradadas. No plantio da castanheira-do-brasil há o interesse por materiais enxertados, por permitir precocidade na produção de frutos (Corvera-Gomringer et al., 2010). Nessa perspectiva, tal alternativa deve ser baseada no plantio de mudas de elevada qualidade genética, proveniente de plantas matrizes previamente selecionadas. Segundo a Instrução Normativa Nº 56, de 8/12/2011, jardim clonal florestal é o conjunto de plantas, destinado a fornecer material de propagação vegetativa. Dessa forma, o jardim clonal de castanheira-do-brasil da Embrapa Agrossilvipastoril, em fase inicial de implantação, poderia colaborar com o fornecimento de material propagativo, para os interessados em realizar a enxertia em sua propriedade, já que se trata de materiais selecionados do estado de Mato Grosso, com alto potencial de produção de frutos. O objetivo deste trabalho foi avaliar, no jardim clonal da Embrapa Agrossilvipastoril, o pegamento e o desenvolvimento dos enxertos de castanheira-do-brasil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectJardim clonal florestal
dc.subjectCastanheira-do-brasil
dc.titleAvaliação da enxertia e desenvolvimento de enxertos no jardim clonal de castanheira-do-brasil da Embrapa Agrossilvipastoril.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroEnxerto
dc.subject.thesagroPorta Enxerto
dc.subject.thesagroBertholletia Excelsa
dc.subject.thesagroPropagação Vegetativa
riaa.ainfo.id1140340
riaa.ainfo.lastupdate2022-02-23
dc.contributor.institutionADAILTHON JOURDAN RODRIGUES SILVA, UFMT, Sinop-MT; JAIRO ALEX DE BARROS MARQUES, UFMT, Sinop-MT; BRUNO SPIERING, UFMT, Sinop-MT; DENISE CARAGNATO PARISOTTO, UNEMAT, Cáceres-MT; EMANUEL LOPES NUNES, UFMT, Sinop-MT; FLAVIO DESSAUNE TARDIN, CNPMS; AISY BOTEGA BALDONI TARDIN, CPAMT.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace