Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1143420
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, F. T. de S.
dc.date.accessioned2022-05-25T17:49:53Z-
dc.date.available2022-05-25T17:49:53Z-
dc.date.created2022-05-25
dc.date.issued2021
dc.identifier.citation2021. 82 f.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1143420-
dc.descriptionA pitaia vermelha (Hylocereus spp) ou fruta do dragão é uma fruta tropical bastante comercializada no mundo, de uma cultura que requer pouco investimento para o seu cultivo, capaz de tolerar ambientes com escassez de água e solos pobres em nutrientes. Apresenta um alto valor nutricional, encontrando uma variedade de compostos bioativos, incluindo os polifenóis, flavonoides, betacianinas, quercetina, vitamina C e fibras, conhecidos por conferir benefícios potenciais à saúde e atuar na prevenção de doenças crônicas, como o diabetes mellitus e as doenças cardiovasculares. A prevalência de diabetes mellitus está aumentando no Brasil, e a hiperglicemia é um fator que gera uma série de consequências para a saúde dos indivíduos, entre elas: pé diabético, lesões oculares, mau funcionamento de vários órgãos e a mortalidade. Diante disso, este estudo teve por objetivo realizar a caracterização físico-química, centesimal do extrato concentrado da pitaia vermelha Hylocereus polyrhizus (Weber) Britton & Rose bem como investigar in vivo o modelo de diabetes induzido em zebrafish e o seu potencial terapêutico. O experimento foi conduzido na Embrapa Agroindústria Tropical e na Universidade Estadual do Ceará, campus Itaperi, Fortaleza, CE. Foi avaliada a composição centesimal e físico-química do extrato concentrado de pitaia que apresentou baixa umidade, baixo conteúdo de proteína, lipídios e cinzas. Os resultados dos testes in vivo indicaram que o extrato concentrado de pitaia, em todas as concentrações testadas, não foi capaz de causar mortalidade de 50% dos zebrafish, sugerindo ser um produto atóxico. As análises mostram que o valor de glicemia foi significativamente (p < 0,05) menor nos grupos tratados com o concentrado de pitaia em omparação ao grupo-controle. Portanto, este estudo serve como base promissora para novas pesquisas e testes com outras concentrações deste produto.
dc.formatDissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Instituto Federal do Ceará, Campus Limoeiro do Norte, 2021.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPitaia
dc.subjectZebrafish
dc.subjectHylocereus spp
dc.titleEfeito hipoglicemiante do extrato concentrado de pitaia vermelha (Hylocereus spp.) em modelo de zebrafish (Danio rerio).
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroCactaceae
dc.subject.thesagroPitaya
dc.subject.nalthesaurusDiabetes mellitus
dc.description.notesOrientação: Prof. Dr. Carlos Farley Herbster Moura; Coorientação: Profa. Dra. Ana Paula Dionísio
riaa.ainfo.id1143420
riaa.ainfo.lastupdate2022-05-25
dc.contributor.institutionFERNANDA TAYLA DE SOUSA SILVA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Limoeiro do Norte.
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CNPAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TS-2022.004.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace