Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1147055
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, J. P. de O.
dc.contributor.authorCARVALHO, K. K. S. de
dc.contributor.authorBEHLING, M.
dc.date.accessioned2022-09-30T20:05:34Z-
dc.date.available2022-09-30T20:05:34Z-
dc.date.created2022-09-30
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 6.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 11., 2022. Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2022. p. 17.
dc.identifier.isbn978-65-89957-22-5
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1147055-
dc.descriptionResumo: Na integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) a prática do manejo de desbaste das árvores permite minimizar a competição entre os componentes do sistema e maximizar os efeitos sinérgicos entre eles. Assim, o objetivo foi avaliar o efeito da ILPF e do desbaste das árvores sobre o crescimento e produção de madeira do eucalipto. O experimento foi implantado na safra 2011/2012, com o híbrido H13 (Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis), na região de transição Cerrado/Amazônia. Cinco sistemas de ILPF com diferentes regimes de desbastes (épocas e intensidades diferentes de desbaste seletivo e sistemático) foram comparados ao plantio homogêneo de eucalipto. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso (DBC) com quatro repetições. Aos 120 meses foi realizado o inventário, das 24 parcelas permanentes de 850,5 m² formadas por 81 árvores úteis, com a medição do diâmetro à altura do peito (DAP), altura total (H) e calculada a área basal e o volume de madeira. Os dados foram agregados ao inventário florestal contínuo (2012 a 2020), para ajuste de modelos de crescimento e estimativa do volume de madeira em função da idade. Os sistemas ILPF proporcionaram maior crescimento e produção individual das árvores, em função da menor densidade de árvores em comparação ao plantio homogêneo. Consequentemente a produção total de madeira por hectare foi menor nos sistemas integrados. As diferenças observadas dentro dos sistemas integrados são decorrentes do manejo de desbaste realizados, como a época, intensidade e tipo (seletivo ou sistemático). Os sistemas ILPF-S4 e ILPF-S5 que sofreram desbaste das linhas laterais no quarto e quinto ano, respectivamente, tiveram maior crescimento em DAP em função da menor competição entre as árvores, quando comparados ao ILPF-S8, que no quinto ano recebeu desbaste seletivo de 50% das árvores e somente no oitavo ano teve as linhas laterais desbastadas. A ILPF com maior número de árvores remanescentes após o manejo de desbastes (IPF-T) apresentou a maior produção de madeira, o equivalente a 53% da madeira remanescente no plantio homogêneo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSistema agrossilvipastoril
dc.subjectILPF
dc.subjectIntegração lavoura-pecuária-floresta
dc.subjectSistemas integrados
dc.subjectEucaliptocultura
dc.subjectHíbrido H13
dc.titleEfeito da ILPF e do desbaste das árvores sobre o crescimento e produção de madeira do eucalipto.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroDesbaste
dc.subject.thesagroMadeira
dc.subject.thesagroEucalipto
dc.subject.thesagroEucalyptus Urophylla
dc.subject.thesagroEucalyptus Grandis
riaa.ainfo.id1147055
riaa.ainfo.lastupdate2022-09-30
dc.contributor.institutionJAQUELINE PASSOS DE OLIVEIRA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; KAUANA KETLIN SANTOS DE CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; MAUREL BEHLING, CPAMT.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022-cpamt-resumo-mb-efeito-ilpf-desbaste-arvore-sobre-crescimento-producao-madeira-eucalipto-p-17.pdf539,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace