Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1147092
Título: Cultivar de banana BRS Pelipita: análise sensorial e aceitação para agroindústria de banana frita tipo chips.
Autoria: PEREIRA, M. C. N.
NASCIMENTO, B. R. V. do
GUIMARAES, R. dos R.
Afiliação: MIRZA CARLA NORMANDO PEREIRA, CPAA; BEATRIZ RAFAELA VARJÃO DO NASCIMENTO, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); ROSANGELA SANTOS DOS REIS LIMA, CPAA.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 27.; ENCONTRO NACIONAL SOBRE FRUTICULTURA DE CLIMA TEMPERADO, 17., 2022, Florianópolis, SC. Livro de anais. Florianópolis, SC: Epagri, 2022.
Páginas: p. 87-89.
Conteúdo: No Amazonas a produção de banana frita tipo chips está concentrada unicamente nos frutos do plátano cultivar D?Angola, conhecido no estado como plátano cultivar Pacovan que é suscetível à Sigatoka negra e tem baixa produtividade, principalmente devido à falta de controle químico da doença e o baixo nível tecnológico dos cultivos. Em 2004 a Embrapa Amazônia Ocidental recomendou a cultivar de banana BRS Pelipita do grupo genômico ABB, subgrupo Figo, como uma alternativa ao mercado da agroindústria de banana tipo chips. Apesar de suas excelentes qualidades produtivas e vantagens como 650% mais fibra bruta e 625% menos extrato etéreo, o que lhe confere maior digestibilidade e maior rendimento industrial do que o plátano Pacovan (Pereira et al., 2004), ao longo dos anos não tem sido cultivada. A banana chips é um produto típico e muito consumido no Amazonas e a utilização de uma nova cultivar como matéria prima, requer conhecer a opinião dos consumidores quanto a aceitabilidade dos chips produzidos com essa nova cultivar, assim como é fundamental avaliar o potencial de venda do produto como forma de garantir aos produtores interessados em cultivar a BRS Pelipita a segurança necessária para investir no seu cultivo. Para conhecer a preferência dos consumidores entre os chips produzidos com o plátano Pacovan e com a cultivar BRS Pelipita foi realizada avaliação sensorial e a intenção de consumo do produto.
Thesagro: Banana
Variedade
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anais2022-p87.pdf457,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace