Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1148003
Título: Avaliação do conhecimento e das percepções da população a partir de similaridade de grupos em relação ao consumo do pinhão, sistema produtivo e conservação da araucária.
Autoria: ALMEIDA, E. W. de
ÁVILA, B. P.
HENZEL, A. B. D.
GUARINO, E. de S. G.
Afiliação: ERIC WELLER DE ALMEIDA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; BIANCA PIO ÁVILA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; ANA BEATRIZ DEVANTIER HENZEL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; ERNESTINO DE SOUZA GOMES GUARINO, CPACT.
Ano de publicação: 2022
Referência: Cadernos de Agroecologia, v. 17, n. 3, 2022.
Conteúdo: O uso racional de bens e serviços da natureza tem se mostrado cada vez mais importante para as atividades humanas devido as grandes pressões ambientais ocasionadas pelo consumo desenfreado. A Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze é uma espécie arbórea pertencente floresta ombrófila mista, sua semente é consumida em diversas regiões do país. Porém é uma espécie ameaçada de extinção. O objetivo do trabalho foi avaliar o conhecimento da população sobre a cadeia produtiva do pinhão. Para este estudo foi realizada pesquisa online com 1000 participantes, os resultados agrupados por similaridade e a produção de clusters de análise. Foi possível perceber que grande parte das pessoas que conhecem o pinhão se encontra na região sul e são mulheres. Seu consumo está relacionado com rendas mais altas e maior escolaridade. A maioria dos consumidores não conhece o manejo produtivo.
Thesagro: Araucária
Pinhão
Floresta
Notas: Anais da Reunião Técnica sobre Agroecologia: Agroecologia, Resiliência e Bem Viver, 2021, Pelotas.
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPACT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Almeida-et-al-2022.pdf130,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace