Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1148565
Título: Ocorrência de moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) e parasitoides (Hymenoptera: Braconidae) em frutos de taperebazeiro (Spondias mombin L.) nos municípios de Macapá e Mazagão, Amapá.
Autoria: CORDEIRO, T. S.
LOPES, D. M. L.
BELO, A. P. D.
LEMOS, L. N.
ANJOS, I. L.
ADAIME, R.
Afiliação: TALIA S. CORDEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ; DARLON M. L. LOPES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ; ANDRESSA P. D. BELO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ; LAILSON N. LEMOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ; ISABEL L. ANJOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ; RICARDO ADAIME DA SILVA, CPAF-AP.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 28., 2022, Fortaleza. Anais... Fortaleza: SEB, 2022. p. 227.
Conteúdo: Spondias mombin L. (Sapindales: Anacardiaceae), árvore Amazônica, cujos frutos possuem características e sabor peculiares, são utilizados tanto in natura quanto para a extração da polpa, com diversos aproveitamentos culinários. Na região, a significativa infestação por moscas-das-frutas deprecia os frutos para o consumo e comercialização. Este trabalho objetivou relatar a ocorrência de espécies de moscas-dasfrutas e seus inimigos naturais em frutos de S. mombin provenientes dos municípios de Macapá e Mazagão. Foram coletadas 12 amostras de taperebá, quatro no município de Macapá e oito no município de Mazagão, entre dezembro de 2019 a março de 2020. Em laboratório, os frutos foram processados segundo o protocolo para a obtenção de moscas-das-frutas e associados. Das amostras coletadas (802 frutos; 11,1kg), foram extraídos 1.040 pupários, com emergência de 539 insetos. Formam obtidos 195 espécimes de Anastrepha (Diptera: Tephritidae): A. obliqua (Macquart) (54 F), A. antunesi Lima (13 F), A. zenildaeZucchi (7 F), A. sororcula Zucchi (4 F), além de 117 exemplares machos. De parasitoides (Hymenoptera: Braconidae) foram obtidos 344 espécimes: Doryctobracon areolatus (Szépligeti) (140 F e 80 M) e Opius bellus (Gahan) (72 F e 52 M). O parasitismo médio observado foi de 57,4%, podendo chegar a 91,3% entre as amostras infestadas. Devido aos elevados percentuais de parasitismo de moscas-das-frutas observados em frutos de S. mombin, consideramos que essa espécie vegetal possui significativo valor ecológico, por atuar como um reservatório de inimigos naturais de moscas-das-frutas na Amazônia.
Thesagro: Mosca das Frutas
Cajá
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAF-AP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CPAF-AP-2022-Ocorrencia-de-moscas-das-frutas.pdf9,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace