Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149222
Título: Composição corporal e exigências líquidas de energia e proteína de bezerros da raça Holandesa alimentados com dietas contendo diferentes níveis de volumoso.
Autoria: SIGNORETTI, R. D.
SILVA, J. F. C. da
VALADARES FILHO, S. de C.
PEREIRA, J. C.
CECON, P. R.
ARAUJO, G. G. L. de
QUEIROZ, A. C. de
Afiliação: RICARDO DIAS SIGNORETTI, Bolsista Capes; JOSÉ FERNANDO COELHO DA SILVA, Bolsista CNPq; SEBASTIÃO DE CAMPOS VALADARES FILHO, Bolsista CNPq; JOSÉ CARLOS PEREIRA, Bolsista CNPq; PAULO ROBERTO CECON, UFV; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; AUGUSTO CÉSAR DE QUEIROZ, Bolsista CNPq.
Ano de publicação: 1999
Referência: Revista Brasileira de Zootecnia, v. 28, n. 1, p. 195-204, 1999.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de diferentes níveis de volumoso nas dietas, sobre a composição corporal, as exigências de energia líquida para mantença e ganho de peso e os requerimentos líquidos de proteína para ganho de peso. Cinquenta e dois bezerros da raça Holandesa, puros por cruzamento, não-castrados, com idade média de 60 dias e peso vivo (PV) inicial de 78 kg foram usados. Oito animais foram abatidos ao início do experimento, como referência. Outros oito animais foram alimentados com dietas na proporção de 90% de volumoso e 10% de concentrado para atender às exigências ligeiramente acima da mantença (grupo de mantença). Os 36 animais restantes foram distribuídos nos tratamentos, em delineamento inteiramente casualizado, em quatro grupos de nove animais, de acordo com o nível de volumoso nas dietas: 10, 25, 40 e 55%, na base da MS, usando-se feno de capim coast-cross (Cynodon dactylon), fubá de milho e farelo de soja, os quais constituíram dietas com aproximadamente 16% de PB.. Cinco animais de cada tratamento foram abatidos, quando atingiram 190 ± 10 kg PV e quatro, quando atingiram 300 ± 10 kg PV. A exigência de energia líquida (EL) para mantença foi estimada da equação de regressão do logaritmo da producão de calor e em relação ao consumo de energia metabolizável (CEM), assumindo CEM igual a zero. Equações de regressão foram ajustadas, para cada nível de volumoso e em conjunto, do logaritmo das quantidades corporais de gordura, proteína e energia, em função do logaritmo do peso corporal vazio (PCVZ). A exigência de energia líquida para mantença foi, em média, de 110,46 kcal/kg0,75. A quantidade de gordura e o conteúdo de energia no ganho de peso aumentaram, à medida que se elevou o PV do animal, para todos os níveis de volumoso e em conjunto. As exigências líquidas de energia e proteína para ganho de 1 kg de PCVZ, para um animal de 300 kg de peso vivo, foram 2,83 Mcal/dia e 183,20 g/dia, respectivamente. As exigências líquidas de energia e proteína para ganho de bezerros da raça Holandesa, em média, aumentaram com o aumento do peso corporal vazio.
Thesagro: Bezerro
Nutrição Animal
Proteína
Energia
Exigência Nutricional
NAL Thesaurus: Body composition
Forage
Forage grasses
Palavras-chave: Bezerro holandês
Composição corporal
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Composicao-Corporal-e-Exigencias-Liquidas-de-Energia-e-Proteina-de-Bezerros-1999.pdf188,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace