Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, L. A. dos
dc.contributor.authorAQUINO, A. M. de
dc.contributor.authorGAROFOLO, A. C. S.
dc.contributor.authorASSIS, R. L. de
dc.date.accessioned2022-12-12T20:01:32Z-
dc.date.available2022-12-12T20:01:32Z-
dc.date.created2022-12-12
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationDIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022.pt_BR
dc.identifier.citationIn: ARAUJO, F. de CA. D.
dc.identifier.isbn978-65-998904-0-6
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149526-
dc.descriptionA agricultura orgânica consiste em um conjunto de processos de produção agrícola que considera a fertilidade como função direta da matéria orgânica do solo, resgatando não só as antigas práticas agrícolas, mas também procurando adaptá-las às novas tecnologias em busca da garantia de uma produção econômica e ambientalmente sustentável. No município de Seropédica, o projeto ?Semeando Educação? busca, através da implantação de hortas orgânicas nas escolas do município, ampliar a conscientização dos alunos acerca de uma alimentação de qualidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar, em contexto escolar beneciado pelo projeto em questão, a dinâmica da percepção de professores e alunos em relação à agricultura orgânica, bem como o potencial das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas para articular as temáticas ambiental e alimentar. Para isso, realizou-se um estudo de caso junto a Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos. Sendo assim, em março de 2013, a proposta da presente pesquisa foi apresentada a nove professoras e 19 alunos do 4° e 5° anos do ensino fundamental I, com idade na faixa de 9 a 13 anos, e aplicado questionário semiestruturado para caracterizar a opinião deles a respeito da horta escolar e seus conhecimentos acerca da agricultura orgânica, bem como sobre hábitos alimentares. Verica-se que a horta contribuiu para uma mudança positiva na consciência ambiental e nos hábitos alimentares dos alunos. Conclui-se que a horta escolar pode estar inserida em programas de alimentação e saúde desenvolvidos pelas escolas como uma ferramenta didática que relaciona teoria e prática.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectHortas orgânicas
dc.subjectDocência
dc.titlePercepção de professores e alunos frente a agricultura orgânica na escola estadual municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos em Seropédica.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroAgricultura Sustentável
riaa.ainfo.id1149526
riaa.ainfo.lastupdate2022-12-12
dc.contributor.institutionLUIZA APARECIDA DOS SANTOS, UFRRJ; ADRIANA MARIA DE AQUINO, CNPAB; ANA CRISTINA SIEWERT GAROFOLO, CNPAB; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CNPAB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Percepcao-de-professores-e-alunos-frente-a-agricultura-organica.pdf6,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace