Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149706
Título: Áreas de vegetação natural na paisagem prejudicam a dispersão em larga escala de Bemisia tabaci (Hemiptera: Aleyrodidae) entre áreas de cultivo.
Autoria: NOVAES, D. R.
TOSTES, G. M.
MACHADO, A. F. P.
INOUE-NAGATA, A. K.
NAKASU, E. Y. T.
TOGNI, P. H. B.
Afiliação: DANYELLE R. NOVAES, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; GUSTAVO M. TOSTES, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; AMANDA F. P. MACHADO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; ALICE KAZUKO INOUE NAGATA, CNPH; ERICH YUKIO TEMPEL NAKASU, CNPH; PEDRO H. B. TOGNI, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 28., 2022, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Sociedade Entomológica do Brasil, 2022.
Páginas: p. 711
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi avaliar como a paisagem afeta a dispersão em larga escala da mosca-branca (MB) Bemisia tabaci (Hemiptera: Aleyrodidae) e a partir disso propor um modelo capaz de indicar áreas vulneráveis a episódios de infestação. Para isso, criou-se uma superfície de custo a partir da sobreposição de três mapas (uso do solo, topografia, e dinâmica dos ventos), cujos valores de custo se basearam na dificuldade imposta pela paisagem à passagem da MB. A superfície foi usada para simular as prováveis rotas de dispersão do inseto entre manchas agrícolas em um polígono de 5000 Km², compreendendo todo o Distrito Federal.
Thesagro: Mosca Branca
Bemisia Tabaci
Controle Ambiental
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CEB2022-Tema-Manejo-integrado-de-pragas-Resumo-CNPH-P712.pdf101,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace