Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149829
Título: Valorização das florestas produtoras de PFNM a partir da ferramenta REDD+: estudo de caso com o estoque de carbono em árvores de Copaifera pubiflora Benth. em Roraima.
Autoria: SILVA, M. V. S. da
PEREIRA, G. de A.
COSTA, P. da
Afiliação: MARCUS VINICIUS STENICO DA SILVA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; GABRIEL DE ASSIS PEREIRA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; PATRICIA DA COSTA, CNPMA.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA USP, 30., 2022. São Paulo. [Resumos...]. São Paulo, 2022.
Conteúdo: Resumo: A espécie Copaifera pubiflora Benth. é comumente utilizada por populações tradicionais na Amazônia para a obtenção da oleorresina com fins medicinais, tratando-se de um Produto Florestal Não Madeireiro (PFNM). Ainda que a comercialização dos PFNM contribua para a geração de renda, muitos proprietários optam em transformar paisagens florestais em pastagem ou monocultura, pelo viés monetário ser mais atrativo devido ao custo de oportunidade na conversão. Entretanto, novas ferramentas podem contribuir para uma maior rentabilidade com a manutenção e conservação das florestas em pé, frente a outras formas de uso da terra, como é o caso do programa REDD+ ?Redução de Emissões Provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal?. Este programa remunera o proprietário pelo serviço ecossistêmico de estoque de carbono prestado pela floresta. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é quantificar e valorar o estoque de carbono em árvores de Copaifera pubiflora Benth. utilizando métodos dendrocronológicos, em dois sítios com tipologia florestal diferente em um gradiente de precipitação, no estado de Roraima.
Thesagro: Floresta Tropical
Preservação da Natureza
Carbono
Copaíba
NAL Thesaurus: Tropical forests
Carbon sequestration
Copaifera
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Costa-Valorizacao-florestas-2022.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace