Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150496
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPAULA, V. R. de
dc.contributor.authorSERBETO, L.
dc.contributor.authorSILVEIRA, F. J. da
dc.contributor.authorROCHA, C. H. B.
dc.contributor.authorSILVA, J. B. G.
dc.date.accessioned2022-12-29T23:01:19Z-
dc.date.available2022-12-29T23:01:19Z-
dc.date.created2022-12-29
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationRevista Científica ANAP Brasil, v. 15, n. 36, p. 106-119, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150496-
dc.descriptionA expansão da implantação de sistemas de tratamento de esgoto urbano tem resultado no aumento da geração de biossólidos. O tratamento e a disposição do biossólido é uma etapa crítica no processo operacional de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e sua destinação apresenta desafios para a gestão de resíduos. Entretanto, o seu aproveitamento como condicionante do solo pode ser uma alternativa sustentável, promovendo o aporte de nutrientes para recuperação de áreas degradadas. No Brasil, cerca de 28% de suas terras têm algum grau de degradação e necessitam de intervenção para recuperação. Neste contexto, o objetivo desse trabalho foi avaliar o potencial uso do biossólido gerado nas ETEs de Juiz Fora?MG, para recuperação de áreas degradadas no município. foi realizada a identificação das áreas degradadas e a caracterização do biossólido para estimar o aporte de nutrientes a ser aplicado nessas áreas. Concomitante foram utilizados recursos de geoprocessamento para considerar distâncias seguras da aplicação em relação aos recursos hídricos e áreas residenciais, distâncias entre os locais de aplicação e as ETEs e a sustentabilidade econômica. A avaliação da viabilidade econômica baseou-se na distância entre a ETE de origem do biossólido e a área identificada com potencial para recuperação. Os resultados indicaram a viabilidade econômica da aplicação dos biossólidos em pastagens degradadas localizadas num raio de 50 km das ETEs, refletindo na redução dos custos de recuperação dos solos e no impacto da destinação para os aterros sanitários.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAporte de nutrientes
dc.subjectSustentabilidade
dc.titleIdentificação de áreas para disposição de biossólidos com potencial para recuperação de áreas degradadas: estudo de caso de Juiz de Fora-MG.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroResíduo Solido
dc.subject.thesagroImpacto Ambiental
riaa.ainfo.id1150496
riaa.ainfo.lastupdate2022-12-29
dc.contributor.institutionVANESSA ROMARIO DE PAULA, CNPGL; LARISSA SERBETO; FÁBIO JACOB DA SILVEIRA; CÉZAR HENRIQUE BARRA ROCHA, Universidade Federal de Juiz de Fora; JONATHAS BATISTA GONÇALVES SILVA, Universidade Federal de Juiz de Fora.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Identificacao-de-areas-para-disposicao-de-biossolidos.pdf671,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace