Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150522
Título: Influência de tipos de corte sobre o perfilhamento, rebrotação e produção de massa seca do capim mombaça.
Autoria: SCHIMIDT, L.
MORAIS, G. F. de
CASTRO, F. T. de
MAIA, A. de H. N.
RAMOS FILHO, L. O.
Afiliação: LEONARDO SCHIMIDT, CNPq; GELTON FERNANDO DE MORAIS, UNICAMP; FERNANDA TICIANELLI DE CASTRO, UFSCar; ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA, CNPMA; LUIZ OCTAVIO RAMOS FILHO, CNPMA.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 16., 2022, Campinas. Anais...Campinas: Instituto Agronômico, 2022. Evento online. CIIC 2022. Nº 22407.
Páginas: p. 1-11.
Conteúdo: Resumo: A produção e manejo de biomassa é essencial para a sustentabilidade de Sistemas Agroflorestais, e uma das espécies promissoras para esse fim é o capim Mombaça (Megathyrsus maximus). O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito de três diferentes tipos de cortes no capim Mombaça sobre o perfilhamento, rebrotação e produção de massa seca. O experimento foi implantado em novembro de 2020, na área experimental da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP). Os tratamentos consistiram no corte do capim com três máquinas distintas: roçadeira costal (RC), roçadeira rotativa acoplada a trator (RT) e mini colhedora de grãos (MC). O delineamento foi de blocos casualizados contendo seis blocos com três parcelas cada um, totalizando 18 parcelas (seis repetições por tratamento). Os dados analisados se referem ao monitoramento de dois ciclos de produção do capim, entre novembro de 2021 e abril de 2022. A RT apresentou alturas de corte mais baixas, de 8,0 e 6,6 cm, respectivamente para o primeiro e segundo cortes, não diferindo da MC (7,7 cm, nos dois cortes). A RC proporcionou os cortes mais altos (11,0 e 10,1 cm, respectivamente para o primeiro e segundo cortes). Cortes mais baixos influenciaram no maior perfilhamento, com a RT apresentando maior número de perfilhos nos dois ciclos. Já os cortes mais altos induziram a maior rebrota apenas no primeiro ciclo, não havendo diferença no segundo ciclo. Não houve efeito significativo dos tratamentos quanto à produção de matéria seca em ambos os ciclos, mas sim sobre a altura de corte, perfilhamento e rebrotação.
Thesagro: Biomassa
Matéria Orgânica
NAL Thesaurus: Megathyrsus maximus
Palavras-chave: Sistema agroflorestal
Agroecologia
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AA-MaiaAHN-et-al-CIIC-2022.pdf241,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace