Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150530
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, G. N. de
dc.contributor.authorBATISTA, E. R.
dc.contributor.authorMALAGOLI-BRAGA, K. S.
dc.date.accessioned2023-01-02T14:02:05Z-
dc.date.available2023-01-02T14:02:05Z-
dc.date.created2023-01-02
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 16., 2022, Campinas. Anais...Campinas: Instituto Agronômico, 2022. Evento online. CIIC 2022. Nº 22406.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150530-
dc.descriptionResumo: A Meliponicultura é uma atividade produtiva com potencial para ser integrada aos sistemas agroecológicos de produção, dado que diversidade de recursos e ausência de aplicação de agrotóxicos beneficiam as abelhas-sem-ferrão (ANSF), enquanto, pela polinização, elas beneficiam os sistemas agroecológicos. Assim, o objetivo desse estudo foi avaliar o potencial das espécies vegetais para as ANSF em uma propriedade familiar com produção agroecológica. De março a junho de 2022, foram avaliadas a oferta de recursos florais, a diversidade e a intensidade de visitação de abelhas antes e após a instalação do meliponário. Coleta de material vegetal, observação in loco e registro fotográfico auxiliaram a identificação das plantas floridas. Seis espécies de ANSF foram observadas na área antes da instalação das colmeias. Didymopanax vinosus, Mesosphaerum suaveolens e Raphanus sativus foram as espécies com maior potencial meliponícola, apresentando abundante oferta floral e intensa visitação pelas ANSF. A instalação do meliponário promoveu um aumento na visitação em Carica papaya e Ocimum basilium. Entretanto, a abelha Apis mellifera (espécie exótica com ferrão) predominou em quase 60% das espécies avaliadas, sendo metade delas compartilhadas com as ANSF. A remoção dos ninhos silvestres de A. mellifera da propriedade, que oferecem risco à saúde da família, poderá disponibilizar mais recursos para as ANSF, em benefício da criação. As espécies vegetais que se destacaram como fonte de recursos florais para as ANSF e que podem vir a contribuir com o desenvolvimento da Meliponicultura no local foram: Carica papaya, Didymopanax vinosus, Mesosphaerum suaveolens, Ocimum basilium e Raphanus sativus.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAgroecologia
dc.subjectAngiosperma
dc.subjectMeliponicultura
dc.subjectMeliponini
dc.titleUso de recursos florais por abelhas em sistema agroecológico de produção, com foco nas abelhas-nativas-sem-ferrão.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroFloração
dc.subject.nalthesaurusApoidea
dc.subject.nalthesaurusAngiospermae
dc.format.extent2p. 1-12.
riaa.ainfo.id1150530
riaa.ainfo.lastupdate2023-01-02
dc.contributor.institutionGABRIELA NASCIMENTO DE OLIVEIRA, CNPq; EUNICE REIS BATISTA, CNPMA; KATIA SAMPAIO MALAGOLI BRAGA, CNPMA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AA-Batista-et-al-CIIC-2022.pdf491,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace