Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150534
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPARAISO, E. G.
dc.contributor.authorBETTIOL, W.
dc.contributor.authorMASCARIN, G. M.
dc.date.accessioned2023-01-02T15:01:50Z-
dc.date.available2023-01-02T15:01:50Z-
dc.date.created2023-01-02
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 16., 2022, Campinas. Anais...Campinas: Instituto Agronômico, 2022. Evento online. CIIC 2022. Nº 22404.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1150534-
dc.descriptionResumo ? O fungo Clonostachys rosea possui capacidade de suprimir uma ampla gama de fitopatógenos fúngicos, entre eles Botrytis cinerea, agente causal do mofo-cinzento em tomate, podendo agir também como promotor de crescimento de plantas. No Brasil, só existe um produto comercial à base de C. rosea e há carência de estudos sobre fermentação líquida submersa e formulação adequada para esse agente de biocontrole. Nesta pesquisa, investigamos o efeito da aeração em culturas líquidas de C. rosea para produção tanto de conídios submersos quanto de microescleródios, seguido da formulação desses propágulos em microgrânulos dispersíveis em água. A eficácia de controle de mofo-cinzento em frutos de tomate foi determinada tanto para o caldo fermentado filtrado (isento de biomassa) como para formulações de propágulos de C. rosea, enquanto que no estudo sobre a promoção de crescimento de plantas de tomate apenas os propágulos formulados foram testados. A aeração influenciou significativamente a produção de propágulos de C. rosea, com incrementos mais expressivos para microescleródios do que para conídios submersos. Conídios submersos e microescleródios de C. rosea, bem como seu caldo filtrado diminuíram a incidência do mofo-cinzento em frutos de tomate. Entretanto, essa cepa de C. rosea não apresentou efeito promotor de crescimento em plantas de tomate em condições de casa-de-vegetação. Os resultados obtidos demonstram a importância da aeração na fermentação líquida de C. rosea e revelam a ação antagônica de propágulos submersos e do seu caldo fermentado no controle de mofo-cinzento em frutos de tomate.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBioinsumos
dc.subjectCultivo líquido submerso
dc.subjectFungicida biológico
dc.subjectDoenças pós-colheita
dc.titleMultiplicação e formulação de Clonostachys rósea para controle biológico de mofo-cinzento e promoção de crescimento vegetal em tomate.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroTomate
dc.subject.nalthesaurusSolanum lycopersicum
dc.subject.nalthesaurusPostharvest diseases
dc.format.extent2p. 1-12.
riaa.ainfo.id1150534
riaa.ainfo.lastupdate2023-01-02
dc.contributor.institutionELISA GÓIS DO PARAÍSO, CNPq; WAGNER BETTIOL, CNPMA; GABRIEL MOURA MASCARIN, CNPMA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AA-BettiolW-et-al-CIIC-2022.pdf394,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace