Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151842
Título: Estratégias prospectivas de uso de controle químico para o manejo sustentável de Anastrepha curvicauda em mamão.
Autoria: FERRACINI, V. L.
PESSOA, M. C. P. Y.
MINGOTI, R.
RAMOS, G. G.
JACOMO, B. de O.
GOMES, M. A. F.
MARINHO-PRADO, J. S.
PARANHOS, B. A. G.
Afiliação: VERA LUCIA FERRACINI, CNPMA; MARIA CONCEICAO PERES YOUNG PESSOA, CNPMA; RAFAEL MINGOTI, CNPM; GIOVANNA GALHARDO RAMOS, UNIFAJ; BÁRBARA DE OLIVEIRA JACOMO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; MARCO ANTONIO FERREIRA GOMES, CNPMA; JEANNE SCARDINI MARINHO PRADO, CNPMA; BEATRIZ AGUIAR GIORDANO PARANHOS, CPATSA.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B.; CALVÃO, L. B. (org). Entomologia: estudos sobre a biodiversidade, fisiologia, controle e importância médica dos insetos 2. Ponta Grossa, PR: Atena, 2022. cap. 2.
Páginas: p. 14-50.
Conteúdo: Resumo: Este capítulo apresenta estratégias prospectivas visando a seleção de princípios ativos de agrotóxicos para apoiar planos futuros para o uso de controle químico para o manejo sustentável de Anastrepha curvicauda Gertaecker, 1860 (syn. Toxotrypana curvicauda) (Diptera: Tephritidae) em cultivo de mamão no Brasil. Apesar do fato de A. curvicauda ser considerada uma praga quarentenária ausente (PQA) no Brasil, sua presença já foi confirmada em alguns países da América do Sul, aumentando o risco de sua introdução. O zoneamento territorial brasileiro de áreas propícias ao desenvolvimento de A. curvicauda, obtido por técnica de geoprocessamento (ArcGIS) considerando os locais já atacados pelo inseto no exterior em modelo de nicho ecológico GARP/Openmodeller e os locais com cultivo de mamão no país, foi utilizado. Zoneamentos de áreas brasileiras com aquíferos sedimentares granulares e cársticos livres e de altas pluviosidades, consideradas áreas frágeis devido ao alto potencial para contaminação de água, foram obtidas. Oito princípios ativos (p.a.) de agrotóxicos utilizados no controle do inseto no exterior foram identificados, assim como seus respectivos parâmetros físico-químicos, viabilizando o uso de modelos matemáticos screening de avaliação do potencial de lixiviação. Informações sobre impactos em abelhas (polinizadores) também foram apresentadas. Os resultados apresentados subsidiam futuras políticas públicas de defesa vegetal para a seleção e uso de princípios ativos para o controle químico da PQA A. curvicauda com foco na sustentabilidade ambiental da frutífera brasileira.
Thesagro: Praga Quarentenária
Anastrepha
Controle Químico
Mamão
Mosca
Zoneamento Ecológico
NAL Thesaurus: Plant pests
Chemical control
ISBN: 978-65-258-0616-7
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ferracini-Estrategias-prospectivas-2022.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace