Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBRUNETTO, G.
dc.contributor.authorTRENTIN, G.
dc.contributor.authorCASALI, A. M.
dc.contributor.authorRHEINHEIMER, D. dos S.
dc.contributor.authorKAMINSKI, J.
dc.contributor.authorGIROTTO, E.
dc.contributor.authorLOURENZI, C. R.
dc.contributor.authorLORENSINI, F.
dc.contributor.authorMOSER, G.
dc.contributor.authorMELO, G. W. B. de
dc.contributor.authorCHAVARRIA, G
dc.date.accessioned2023-03-23T11:50:31Z-
dc.date.available2023-03-23T11:50:31Z-
dc.date.created2023-03-23
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2009. 1 CD ROM. p. 743.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152614-
dc.descriptionAs aplicações foliares de nitrogênio (N), em tradicionais países produtores de frutas, quando necessárias, têm sido usadas para complementar à adubação via solo. O presente trabalho objetivou avaliar os teores totais de N, aminoácidos e proteínas nas folhas e nos ramos do ano de macieiras submetidas a aplicações foliares. O trabalho foi conduzido em um pomar de macieira da cultivar Eva, safra 2007/08, na área experimental do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria (RS), sobre um Planossolo Hidromórfico. Os tratamentos consistiram de uma e duas aplicações foliares de 0 (água); 1,11; 2,23; 3,31; 4,41 e 5,51g de N planta-1. Nas macieiras submetidas a uma aplicação das doses de N, aos 20 dias após a aplicação, se coletou oito folhas completas (limbo + pecíolo) do terço médio dos ramos do ano, nos diferentes lados da planta e quatro ramos do ano em cada planta. Nas macieiras que receberam duas aplicações das doses de N, aos 16 dias após a aplicação, se coletou oito folhas completas e quatro ramos do ano. Depois de cada coleta, as folhas e os ramos foram lavadas com água destilada, para a remoção do excesso de N e preparados para a análise dos totais de N, aminoácidos e proteínas. Os resultados mostram que a aplicação foliar de doses de N em uma e duas vezes aumentou o teor do nutriente nas folhas, porém não afetou o teor de aminoácidos e proteínas. A aplicação de doses de nitrogênio em uma e duas vezes não afetou o teor de nitrogênio, aminoácido e proteína nos ramos do ano.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAbsorção de nitrogênio
dc.subjectAcumulação de Nitrogênio
dc.titleAvaliação do teor de nitrogênio, aminoácidos e proteínas em folhas e ramos do ano de macieiras submetidas a aplicação foliar de nitrogênio.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAdubação Foliar
dc.subject.thesagroFixação de Nitrogênio
riaa.ainfo.id1152614
riaa.ainfo.lastupdate2023-03-23
dc.contributor.institutionGUSTAVO BRUNETTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI; GUSTAVO TRENTIN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; ÂNGELA VALÉRIA CASALI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; DANILO DOS SANTOS RHEINHEIMER, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; JOÃO KAMINSKI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; EDUARDO GIROTTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; CLEDIMAR1ROGÉRIO LOURENZI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; FELIPE LORENSINI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; GLAUCIA MOSER, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV; GERALDO CHAVARRIA, CNPUV.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CNPUV-743.pdf48,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace